text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-para-trabalhar-em-casa---mobile.jpg

Dicas para trabalhar em casa

Trabalhar em casa está em alta. Seja por causa da internet, seja pelas mudanças no mercado de trabalho, é cada vez maior a procura por um trabalho que possibilite ao profissional exercê-lo sem sair de casa. Profissionais e empresas têm buscado esse perfil de trabalho, mas existem dicas para trabalhar em casa e ter sucesso nessa empreitada.

Dicas para trabalhar em casa

A primeira delas é separar o espaço de trabalho do lar. O seu trabalho começa onde termina a sua casa. Ter um escritório ou, no mínimo, uma mesa de trabalho é imprescindível para quem deseja não ter a sua produtividade prejudicada por trabalhar em casa. Cuidado também com a altura do monitor do desktop ou notebook, para evitar dores no pescoço. Ele deve estar sempre à altura dos olhos! Um ambiente com “cara de profissional” não pode faltar. Para quem vive sozinho basta um canto da casa com objetos exclusivos do seu trabalho.

Crie uma rotina

Mantenha um horário fixo para começar e terminar as suas atividades de trabalho. Trabalhar em horários indefinidos atrapalha a produtividade e é com base nela que você deve criar a sua rotina de trabalho. Descubra em qual turno do dia você é mais produtivo e deixe seus horários adequados a ele. Também vale aqui ajustar a sua agenda com a dos seus empregadores (se for o caso) ou clientes.

Não trabalhe de pijama

Mesmo que o seu trabalho em casa não exija um uniforme específico como é o caso de quem trabalha cozinhando, por exemplo, não use pijama. Além de passar uma mensagem errada ao seu cérebro, estar arrumado como se estivesse em um ambiente corporativo induz o indivíduo a assumir uma postura profissional e não perder o foco.

Desligue-se e concentre-se

Redes sociais, televisão, animais de estimação ou pessoas do seu convívio, se o trabalho a ser feito exige concentração total, desligue-se de tudo e mergulhe fundo na tarefa a cumprir. Ao fazer um trabalho que exija 100% de você por algumas horas, dedique-se inteiramente à ele, mas não se esqueça de fazer uma pausa de vez em quando. Para cada hora trabalhada, 10 minutos são suficientes.

Para cada dia, um ritmo de produção

É importante traçar metas diárias de produção. Fazer isso significa que você não pode encerrar o seu dia de trabalho enquanto não atingir a meta planejada. Trabalhar em casa dá a vantagem ao profissional de adequar suas metas diárias com a sua agenda pessoal. Isso trabalho “normal” nenhum pode oferecer.

Tenha vida

Existe vida fora do seu lar doce lar. Por mais que você ame a sua casa e o seu trabalho, organize-se de maneira a ter os fins de semana dedicados ao lazer fora de casa de preferência. Faça esporte, vá à praia, faça uma pequena viagem em família. Enfim, qualquer atividade que recarregue as suas energias é válida.