text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-ser-organizado-no-trabalho---mobile.jpg

Como ser organizado no trabalho

Será que trabalhar mais horas quer dizer trabalhar melhor? Já reparou que ficar mais no escritório, muitas vezes, tem a ver com um planejamento que ficou a desejar? Então, fique de olho em nossas dicas sobre como ser organizado no trabalho e, assim, melhorar a sua produtividade.

Como ser organizado no trabalho: tenha uma lista de tarefas

Essa é uma dica básica de organização, mas que muitas pessoas deixam de fazer ou fazem de maneira errada.

Antes mesmo de colocar a mão na massa, faça uma pequena lista de todas as tarefas que precisam ser feitas naquele dia. A dica é justamente essa: a lista deve ser pequena. Fazer uma lista enorme e impraticável, além de atrapalhar em sua organização, irá fazer com que você se sinta com pouca motivação. Defina prioridades no seu dia e procure resolver primeiro aquilo que é realmente necessário e importante.

Encare logo cedo a sua caixa de e-mails

Uma boa dica é começar o dia tentando zerar a caixa de e-mail, pelo menos das mensagens que ficaram pendentes. Assim, você libera tempo para as suas tarefas logo cedo. Durante o dia, procure focar naquilo que precisa executar primeiro e reserve pequenos espaços de tempo para responder seus e-mails. Isso vai ajudar você a organizar a sua agenda, executar suas tarefas e ainda dar conta de responder as mensagens de forma mais rápida e objetiva.

Conte com um gerenciador de tarefas

Hoje já é possível contar com uma infinidade de ferramentas on-line que auxiliam na organização do dia a dia. Google Agenda, Evernote, Todoist, Trello são apenas algumas dessas ferramentas que auxiliam você a construir listas inteligentes de tarefas para organizar o seu dia a dia de trabalho e até a sua vida pessoal.

Organize sua mesa de trabalho

A organização da sua mesa de trabalho tem uma influência enorme sobre a organização do seu dia a dia. Se você não acredita, experimente trabalhar em um ambiente totalmente bagunçado e depois em um ambiente organizado. Se a sua rotina de trabalho está tão desordenada que você não sabe nem por onde começar, a dica é começar pela sua mesa. Em pouco tempo, você verá que as coisas vão se encaixando e você conseguirá realizar o que precisa, sem estresse, ansiedade ou aquela sensação de impotência.


O grande segredo de como se organizar no trabalho é definir prioridades sobre o que fazer e seguir fazendo uma coisa de cada vez.