text.skipToContent text.skipToNavigation
O-que-causa-queda-de-cabelos-mitos-e-verdades_mobile.jpg

O que causa queda de cabelos: mitos e verdades

Tanto homens quanto mulheres sofrem com a queda de cabelos, mas quais são as maiores causas nesses casos? O que causa queda de cabelos? Leia a seguir.

O que causa queda de cabelos?

Existem diversos fatores, mas entre os homens a genética familiar é o mais forte deles. A condição é chamada de alopecia androgenética e tem como grande causador o hormônio masculino derivado da testosterona, o di-hidrotestosterona ou DHT, que reduz a atividade dos folículos capilares e torna os fios cada vez mais finos, podendo fazer com que eles até parem de nascer por completo.

As mulheres também podem ser atingidas pela alopecia androgenética, mas a variação hormonal é a sua maior vilã na queda de cabelos. Principalmente durante a gravidez e a menopausa, onde os níveis de hormônio oscilam muito e caem bruscamente.

Quais são os outros fatores?

Em seguida, na lista de causas mais comuns, vem as deficiências na alimentação, principalmente a falta de proteínas, ferro e complexo B. Mas essas distorções também podem ser causadas por excesso de nutrientes, como as vitaminas A e C.

Outro fator que pode prejudicar os fios é o uso errado do seu secador de cabelo, chapinha ou modelador de cachos. Uma dica aqui é buscar por modelos mais indicados para o seu tipo de cabelo, além de fazer o uso correto deles. Atualmente, os recursos e tecnologias disponíveis ajudam a preservar a saúde dos fios.

Temos, por exemplo, modelos de secadores com emissão de íons negativos, temperatura fria que, ao selar as cutículas dos fios, ajudam a protegê-los. Para quem é fã de chapinha, as de turmalina são as mais indicadas para proteger os cabelos.

Como evitar a queda de cabelos?

Se a causa da sua queda de cabelos não for a alopecia androgenética, a investigação precisa ser feita com mais calma.

Caso seja a sua alimentação, uma dieta equilibrada indicada por um nutricionista rapidamente vai organizar as coisas. Mas, se os fatores externos, como procedimentos capilares ou o uso incorreto de seu secador de cabelo, são os culpados, só resta dar um tempo neles e cuidar não só dos fios como também da saúde do seu couro cabeludo.

O bem-estar do cabelo não passa só pela aparência ou textura dele. Tem bem mais a ver com a nutrição correta dos fios e a manutenção adequada das raízes. Por isso, busque profissionais qualificados e opte por produtos menos agressivos aos cabelos, quando for tratar deles. Secadores com regulagem de temperatura - alguns até mesmo que modelam sem esquentar -, chapinha com proteção de turmalina e tecnologia de emissão de íons negativos - que ajuda a fechar a cutícula dos fios, protegendo mais.

Quais são os tratamentos?

Para os casos genéticos, ainda não há muitos avanços, apenas ações posteriores, como o implante de cabelos.

Para os outros motivos, existem hoje no mercado diversos tratamentos. Desde marcas populares a dermocosméticos, você encontra shampoos, condicionadores, máscaras e tônicos que prometem o fortalecimento dos fios e uma profusão de cabelos. Consulte um médico e um cabeleireiro de confiança antes de investir em algum desses tratamentos.

Descobrir o que causa a queda de cabelos é só o começo. Atenção à alimentação e estilo de vida também podem ajudar!