text.skipToContent text.skipToNavigation
Rosto-lindo-como-limpar-a-pele---mobile.jpg

Rosto lindo: como limpar a pele

O rosto é o nosso cartão de visitas e uma pele bonita começa pela limpeza. Cada tipo de pele, cada clima e cada situação exigem cuidados específicos. Porém, muita gente se preocupa mais com maquiagem e tratamentos estéticos sem saber que a limpeza da pele deve vir em primeiro lugar. Pensando nisso, daremos algumas dicas sobre como limpar a pele do rosto.

Lave sempre com água fria

Essa recomendação vale para todos os tipos de pele, tanto a seca quanto a oleosa. Isso porque a água quente retira os óleos naturais da pele e a agride. Na pele seca, a água quente pode causar ainda mais ressecamento.

Como limpar a pele oleosa

Ao contrário do que muita gente pensa, lavar a pele oleosa em excesso pode provocar o efeito contrário do desejado, pois as glândulas sebáceas podem se sobrecarregar e provocar ainda mais sebo. Por isso, não exagere. O aconselhável pelos dermatologistas é lavar o rosto 2 vezes ao dia com produtos suaves, como água micelar, produto específico para limpeza de peles maquiadas à base de óleos essenciais, ou sabonete para enxaguar. Se a pessoa tem tendência a ter acnes, o uso de sabonetes com ácido salicílico e enxofre são os mais recomendados.

Outra ideia que não é verdadeira é falar que a pele oleosa não precisa ser hidratada, pois mesmo quem tem o rosto oleoso pode sofrer com a falta de hidratação. Para evitar esse problema, é importante usar hidratantes para pele oleosa, especialmente os de ação matificante, que ajudam a diminuir o aspecto brilhoso.

Pele seca

Quem tem a pele do rosto seca deve usar sabonetes com ceramidas e glicerina. Os sabonetes com ácido salicílico ou os sabonetes que fazem muita espuma devem ser evitados. Hidratar é um cuidado essencial para quem tem esse tipo de pele. Mas procure evitar hidratantes com álcool e esfoliantes.  


Agora que você já sabe como limpar a pele do rosto, cuide bem do seu rosto. E lembre-se sempre de tirar bem a maquiagem antes de dormir. Essa regra vale para todos os tipos de pele.