text.skipToContent text.skipToNavigation
Saúde-como-fazer-um-spa-em-casa---mobile.jpg

Saúde: como fazer um spa em casa

Hoje em dia, é muito mais comum as pessoas utilizarem ferramentas em casa. É possível fazer diversos móveis e a escrivaninha é um deles. Basta ter as medidas e o usar o materiais certos para fazer uma peça ergonômica, que proporcione conforto e praticidade. Veja o nosso passo a passo de como fazer uma escrivaninha e faça você mesmo.

Vamos ao trabalho?

A primeira coisa que deve ser feita é verificar o espaço disponível que existe para acomodar a sua escrivaninha. Depois disso, é hora de escolher os cavaletes e o tampo da mesa que podem ser feitos de diversos materiais, como mármore, madeira, MDF, vidro ou até granito. Tudo depende do tamanho do seu orçamento.

Materiais necessários para saber como fazer uma escrivaninha

Você vai precisar de 2 cavaletes e um tampo. Nesse momento você vai escolher os cavaletes, que geralmente são de madeira ou ferro, e também o material de que será feito o tampo da mesa da sua escrivaninha. É possível reciclar uma porta que esteja sobrando em sua casa e pintar da sua cor preferida, combinando com os cavaletes que serão os pés da mesa.

Medidas

A medida do tampo da mesa será de acordo com o espaço disponível em sua casa. Se você tiver espaço, sugerimos usar um tampo de 1,70 m x 0,50 m, pois essas medidas proporcionam conforto e um local de trabalho (ou estudo) onde cabem computador, impressora e demais itens.

Vantagens de cada material

Vidro

O vidro é um dos materiais mais leves e que proporcionam uma visibilidade total da parte debaixo da mesa. Se pretende usar um único vidro, é indicado que ele seja um pouco mais grosso para ter mais resistência e durabilidade. Porém, você pode usar 2 tampos de vidro com espessura mais fina e, entre eles, colocar fotografias e imagens diversas e, assim, dar a sua cara ao móvel. O interessante é que você pode trocar as imagens que decoram a sua mesa sempre que quiser, dando um ar de novo para a sua escrivaninha.

Madeira

Outra maneira interessante de como fazer uma escrivaninha é reciclar uma porta ou tampo de maneira que esteja “de bobeira” em casa. No caso da porta, você pode até dividir ao meio, usando ferramentas para serrar, transformando em 2 tampos para 2 escrivaninhas. Mas, se espaço é o que não falta, uma porta inteira apoiada sobre 2 cavaletes pode se tornar uma escrivaninha ampla e confortável. Se você gosta da madeira ao natural, apenas dê algumas demãos de verniz na porta e nos cavaletes e pronto. Se preferir, pinte com as cores que combinem com a decoração da casa.

Mármore ou granito

Um tampo de pedra de mármore ou granito traz sofisticação e frescor para a sua bancada de trabalho ou escrivaninha. A pedra independente de ser mármore ou granito, está sempre fria e, com isso, proporciona um conforto térmico para quem vai fazer uso desse tipo de escrivaninha. Uma vez que o mármore ou granito são tipos de tampo mais pesados, é preciso escolher cavaletes bem resistentes para que a sua escrivaninha possa durar muito mais.

Agora que você já aprendeu como fazer uma escrivaninha, procure os materiais necessários e mostre o designer que há em você.