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Relaxe: como fazer massagem em si mesmo

Depois de longas horas no trânsito e um dia duro de trabalho, nada melhor do que receber uma deliciosa massagem. Mesmo sem ter um massagista, é possível ter alguns momentos de relaxamento consigo mesmo utilizando algumas técnicas de automassagem. Se você tem curiosidade e quer aprender como fazer massagem em si mesmo, respire fundo, relaxe e confira essas dicas:

Preparação

Antes de começar a sua automassagem, é preciso se preparar relaxando bem a musculatura do corpo. Uma ducha quente vai fazer você se sentir bem mais à vontade, favorecendo o toque e o contato com a pele. Após o banho, seque-se bem e utilize um creme ou mesmo óleo para massagem para ajudar nos movimentos.

Cremes e óleos de massagem

Para a massagem funcionar, evite aplicar o creme e os óleos de massagem diretamente na pele. Como esses produtos estão em temperaturas diferentes do corpo, quando colocados diretamente, geram uma leve tensão na musculatura, prejudicando o efeito da massagem. Aplique sempre o produto nas mãos, esfregue-os até que atinjam a mesma temperatura do corpo e só então aplique.

Como fazer massagem em si mesmo

Ombros e pescoço

A região do pescoço e dos ombros costuma ficar bastante tensa no dia a dia, especialmente para quem trabalha por longas horas sentado. Para aliviar o desconforto, a massagem nessa região deve ser feita por partes. Primeiro, comece massageando os braços. Faça movimentos vigorosos no sentido dos ombros até as mãos. Depois coloque o foco nos ombros.

É muito comum encontrar alguns pequenos nódulos de tensão na região dos ombros. Para retirá-los, faça movimentos circulares intensos, utilizando um massageador portátil para ajudar a relaxar completamente. Durante a massagem, procure respirar lenta e profundamente, buscando sempre a calma e o conforto. Após terminar, dê uma boa espreguiçada e se dê um abraço, isso vai permitir que você alongue completamente a região.

Lombar e parte inferior da coluna

Para massagear a parte inferior das costas, onde fica localizada a lombar, você vai precisar do auxílio de uma toalha e de um tapete de yoga ou esteira. Enrole o tapete e, em seguida, cubra-o com a toalha, formando um pequeno rolo. Deite-se sobre ele e com as pernas dobradas impulsione o corpo para cima e para baixo, fazendo com que esse rolo massageie toda a região inferior da coluna. Você também pode utilizar um espaguete flutuador para piscina.

O próprio peso do corpo irá auxiliar na massagem. Durante o movimento, respire lenta e profundamente.

Para incrementar sua automassagem, você pode investir em velas aromáticas, óleos essenciais para perfumar o ambiente e uma bela música.

Agora que você já sabe como fazer massagem em si mesmo, que tal aproveitar o seu momento e deixar o estresse de lado?