text.skipToContent text.skipToNavigation
dicas-para-melhorar-postura-tv-mobile.jpg

Dicas para melhorar sua postura na hora de ver TV

Cinema é a maior diversão, mesmo quando é em casa! A programação das telinhas combina muito bem com aquele sofá que a gente adora ou a nossa poltrona preferida. É importante, no entanto, ter atenção à postura do corpo na hora de ver TV.

A tendência é ficarmos "largados", à vontade, sem nos preocupar com isso, enquanto assistimos à televisão. Mas não podemos esquecer que é nos pequenos hábitos cotidianos que evitamos lesões, dores, inchaços e até mesmo problemas de visão.

Vamos conhecer alguns cuidados simples que garantem a diversão e os cuidados com a saúde ao mesmo tempo?

Instale sua TV corretamente

A melhor posição para assistir à televisão é sentado, com postura ereta. Os olhos, por sua vez, não devem estar “grudados” no aparelho, e sim a uma distância confortável.

 

Uma regra básica para medir essa distância é multiplicar a altura da tela por 2,5. Um exemplo prático: se a tela tiver 1 m de altura, seus olhos devem ficar a, pelo menos, 2,5 m de distância.

Por isso, a atenção à postura começa no momento em que a televisão é instalada na sua sala ou quarto. Ela deve ser colocada na altura dos olhos, de maneira que favoreça o pescoço e não obrigue você a forçá-lo enquanto acompanha a programação. Tenha atenção a esse detalhe.

Se necessário, instale a televisão na parede utilizando um painel cheio de estilo e design, que permita alternar a posição do aparelho de acordo com o local do cômodo em que você e a sua família estiverem.

Cuidado ao deitar no sofá

Por mais que seja gostoso ficar vendo filmes deitado no sofá, com a cabeça apoiada no braço dele, essa postura não é recomendada por especialistas.

Ficar nessa posição pode gerar várias lesões no pescoço e na coluna, ainda mais se você deitar de barriga para cima e virar a cabeça para conseguir ver a televisão. Caso faça questão de assistir à TV desse jeito, procure manter seu corpo alinhado. Utilize uma almofada para apoiar o pescoço e outra entre as pernas e, assim, evitará também o inchaço.

Luzes apagadas, só no cinema

Para evitar problemas de visão causados pela TV, o primeiro passo é não assistir à televisão com a luz apagada. Deixe alguma luz no ambiente e, com isso, ajude a evitar que seus olhos fiquem cansados.

Da mesma maneira que é indicado fazer quando se trabalha em frente ao computador por muitas horas seguidas, procure não ficar com os olhos “grudados” na televisão. Dê um tempo, levante quando houver intervalo na programação e caminhe pela casa, olhe para alguma coisa longe de você por alguns minutos para relaxar os olhos. Levantar também ajuda a circulação sanguínea a ser reativada e a evitar problemas de coluna.

Procure, ainda, piscar bastante enquanto assiste à TV. Quando ficamos “vidrados”, tendemos a piscar menos. Isso gera ressecamento dos olhos e consequentemente pode gerar embaçamento da visão, pois são as lágrimas que fazem esse papel de lubrificar os olhos e elas aparecem quando piscamos.

Esses cuidados se tornam ainda mais importantes no universo em que vivemos, pois estamos sempre olhando para alguma tela: do celular, do computador, do tablet ou da TV. Por isso, não custa lembrar que uma medida saudável para evitar lesões e manter a saúde é alternar essas atividades com outras, ao ar livre, por exemplo, em que o corpo fique em movimento. Além de fazer exercícios físicos, garantir o repouso com 8 horas de sono também ajuda muito.