text.skipToContent text.skipToNavigation
m_pele_01.jpg

Dicas de beleza e saúde para a pele

Para uma pele bonita e cheia de vida, é preciso eliminar práticas pouco saudáveis e tomar alguns cuidados simples. Mas nem sempre sabemos quais são eles, não é mesmo? Confira dicas de saúde e beleza para a pele:

Beba muita água


Nem todo mundo sabe, mas o consumo de água talvez seja a dica mais importante quando o assunto é cuidar da pele. Beber pelo menos 2 litros de água por dia mantém as células hidratadas e evita o aparecimento de rugas, além de ajudar a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce.

Cuide da sua alimentação

Sabe o que dizem sobre se cuidar de dentro para fora? Essa verdade se aplica aqui. Evite alimentos industrializados, condimentados ou com muito açúcar e gordura, pois fazem com que a pele ganhe uma aparência oleosa, com rugas e sem vida. Prefira frutas, legumes, verduras e grãos.

 

Nunca durma de maquiagem


Para manter a pele sempre saudável, é preciso ter uma rotina de limpeza e cuidados. Retirar a maquiagem todas as noites, antes de dormir, é parte fundamental dessa rotina para deixar a pele respirar livremente nesse período. Além disso, retirar a maquiagem à noite ajuda a limpar a pele não só dos produtos que usamos, como base, pó compacto e máscara de cílios, mas também da poluição e das impurezas que os poros absorvem durante todo o dia.

 

Para retirar corretamente a maquiagem, o demaquilante é a melhor opção.

 

Limpe, tonifique, esfolie, hidrate e proteja


Uma das principais dicas de beleza pode ser classificada em 5 passos simples: limpe, tonifique, esfolie, hidrate e proteja. Apesar de fáceis, esses passos são, muitas vezes, ignorados por muitos de nós, quando deveriam fazer parte da nossa rotina.

 

O primeiro passo é manter sua pele limpa e livre de resíduos. Como já falamos, o demaquilante é ótimo para retirar toda a maquiagem antes de dormir, mas lavar o rosto corretamente é fundamental. É importante escolher um sabonete neutro próprio para a sua pele, principalmente na região do rosto. Usar água fria também é outro ponto que pode ajudar a manter a pele firme e começar o tratamento para tonificar. Ah, não se esqueça de usar sempre uma toalha macia e felpuda, principalmente no rosto, para evitar arranhões e marcas.

 

Depois de limpar, é hora de tonificar a pele, que significa remover as células mortas, os últimos vestígios de maquiagem e os produtos que usamos para a limpeza. Tonificar também significa restabelecer o PH natural da pele, deixando tudo certinho, nem oleoso, nem seco. O segredo é escolher um tônico adstringente, se você tem a pele oleosa ou mista, ou um tônico hidratante, se você tem a pele normal ou seca.

 

Usar filtro solar diariamente é fundamental para proteger o rosto, colo e regiões que ficam expostas aos raios ultravioletas, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Se você tem um estilo de vida fitness e pratica atividades ao ar livre, não se esqueça de reaplicar o produto a cada 2 horas.

 

Já a esfoliação é uma limpeza na superfície da pele que remove as células mortas e impurezas que se acumulam diariamente. Para tanto, esfregue levemente a pele com um creme ou óleo granulado, específico para isso. O resultado é uma pele mais luminosa com poros limpos e aspecto rejuvenescido.

 

Outro ponto importante é saber escolher o seu protetor solar, afinal, não adianta usar corretamente um produto que não vai proteger você de forma certa contra os raios UVA e UVB que, como todos sabem, fazem muito mal à saúde da pele.

 

A principal diferença entre essas duas radiações é que os raios UVA têm intensidade o ano inteiro, penetram fundo na pele e são responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de desencadear alergias e contribuir para predisposição ao câncer. É por isso que o indicado é usar protetor solar todos os dias, mesmo naqueles em que o sol não aparece.

 

Enquanto isso, os raios UVB, que são retidos em 90% na camada de ozônio, possuem maior intensidade durante os dias quentes, com sol forte. Apesar de serem os responsáveis pelo tom dourado do bronzeamento da pele, eles também contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele, por provocarem alterações celulares. Por isso, é importante se atentar às especificações e ler sempre o rótulo para saber se o seu protetor solar vai mesmo proteger você durante todo o ano.

 

Para manter a pele sempre hidratada, é importante escolher um creme específico para cada área do corpo. Além de melhorar a aparência, a hidratação evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções. Além dos cremes, a dica é evitar banhos com água muito quente, que pode tirar a gordura que protege a pele, causando ressecamento.