text.skipToContent text.skipToNavigation
como-medir-a-pressão---mobile.jpg

Como medir a pressão

A pressão pode ser medida de várias maneiras. Existem alguns tipos de medidor de pressão, como o esfigmomanômetro - aquela faixa com velcro que envolve o braço - e estetoscópio - aparelho utilizado pelos médicos geralmente para ouvirem o nosso coração - , que são os mais tradicionais e utilizados para medi-la de forma manual. Também é possível encontrar aparelhos digitais, utilizados no braço ou nos pulsos, com a mesma finalidade. A pressão considerada padrão é de 120 x 80 mmHg, quando uma pessoa apresenta valores acima ou abaixo do padrão, os médicos analisarão se ela tem pressão alta ou baixa. Cada situação dessas apresenta diferentes sintomas. Vale lembrar que para certas doenças, especialmente cardíacas, a pressão controlada é fundamental. Para chegar aos valores precisos, é necessário saber como medir a pressão. Confira como fazer corretamente.

Dicas sobre como medir a pressão

Alguns fatores interferem na medição, como o horário, a alimentação e até o braço escolhido. O ideal é sempre medir pela manhã, em jejum e antes de tomar qualquer remédio. Também procure fazer xixi e descansar por 5 minutos antes de fazer a medição.

Busque sempre utilizar o mesmo braço, pois pode existir uma pequena diferença entre um braço e outro. De forma geral, utiliza-se o esquerdo e é importante manter o braço reto no nível do coração.

A medição deve ser feita com a pessoa sentada e, antes de realizá-la, é importante não ingerir café, bebidas alcoólicas ou fumar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Se usar o esfigmomanômetro ou aparelhos digitais com braçadeira, certifique-se de que a braçadeira está adequada, ou seja, nem muito apertada nem muito folgada.

Quando medir?

Se você estiver apresentando sintomas como tontura, dor de cabeça ou perda de visão momentânea é ideal checar a pressão. Pacientes considerados hipertensos devem fazer um acompanhamento regular da pressão, medindo semanalmente.

Caso a pressão seja indicada acima dos valores considerados normais, é importante procurar um médico. Em alguns casos, medicamentos específicos podem ser receitados para que a pressão volte ao normal.

A medição pode ser feita em casa, por meio de aparelhos eletrônicos, em farmácias ou no pronto-socorro. Mesmo se for uma pessoa saudável, sem nenhum problema ou sintoma, é recomendado verificar a pressão pelo menos 1 vez ao ano, já que a pressão alta nem sempre indica sintomas.