text.skipToContent text.skipToNavigation
cuidando-da-bara-com-estilo---mobile.jpg

Cuidados com a barba para ficar cheio de estilo

A decisão entre manter ou não pelos no rosto faz algo ser essencial na vida do homem: o aparelho de barbear. Os cuidados com a barba estão entre os itens que mais consomem o tempo (em frente ao espelho) da maioria dos homens. A praticidade de um barbeador elétrico dá estilo à barba e, em poucos minutos, surge um novo homem. 

Cuidados com a barba

Lave o rosto utilizando água morna durante o banho para manter os pelos da barba macios e facilitar o barbear. Se você faz a barba separada do banho, umedeça uma toalhinha com água quente e mantenha-a contra o rosto por alguns minutos. 

Utilize um produto pré-barbear, pois grande parte deles inclui ingredientes como vitamina E, que protege a pele e reduz a irritação. Os otimizadores pré-barbear podem aumentar a eficácia dos barbeadores elétricos. A espuma ou um gel de barbear são indicados antes de começar o procedimento. 

Tipos de barbeadores

Existe uma teoria que diz que “uma barba de respeito transforma um menino em homem”. Bem, ao menos para a aparência, a barba empresta um pouco de maturidade e, uma vez que tenha decidido cultivá-la, é importante manter o corte sempre em dia. Um barbeador elétrico é uma ótima ideia em função da praticidade e variedade de cortes que ele oferece. Alguns são indicados para diferentes alturas de corte, outros para detalhes como costeletas (ou suíças) e bigodes. Existem ainda os barbeadores elétricos específicos para peles sensíveis ou pelos mais grossos. E, para quem gosta de se barbear embaixo do chuveiro, existem os barbeadores à prova d’água. 

Os aparelhos de barbear manuais e com lâminas descartáveis são indicados para quem não usa barba e para quem tem apenas bigode ou cavanhaque curto. 

Como se barbear

Encontre o sentido de crescimento dos pelos passando a mão no rosto. O sentido contrário ao crescimento não será tão suave, criando certa "resistência". É importante sempre se barbear obedecendo o sentido do crescimento do pelo para evitar os encravamentos. 

Use o método correto. Observe que cada aparelho utiliza um modo diferente de barbear e aperfeiçoe a técnica movendo o aparelho na direção correta. Por exemplo, faça movimentos circulares se o barbeador for rotativo, mas não pressione demais o aparelho sobre a pele nem mantenha por muito tempo sobre o mesmo lugar para evitar irritações. Os barbeadores lineares foram feitos para serem usados com movimentos de vaivém. 

Use um pós-barba

Após se barbear, aplique um creme hidratante que ajuda a complementar o creme pré-barbear que tem base em álcool e pode ressecar a pele. Os cremes pós-barba hidratam a pele e a deixam com uma fragrância leve e refrescante. Para quem não abre mão da tradição, o uso da lavanda pós-barba está liberado (com a pele devidamente hidratada).