text.skipToContent text.skipToNavigation
Barba-por-fazer-Dicas-de-design-de-barba-para-um-pai-mais-estiloso-mobile.jpg

Barba por fazer? Dicas de design de barba para um pai mais estiloso

Foi-se o tempo em que a barba era sinônimo de homem largado e relaxado. Hoje, ela veio com tudo e está no rosto do homem moderno. Além de dar um charme ao visual, ela protege o rosto e ainda disfarça as imperfeições. Mas atenção: nada de deixar a barba por fazer, é preciso mantê-la sempre aparada, com um corte certo e limpa. Dá um certo trabalho, mas vale a pena.

Siga as dicas e mantenha seu estilo em casa, apenas com a ajuda de uma boa máquina de barbear e alguns cosméticos.

Para cada rosto, uma barba

A barba deve combinar com o seu rosto, realçando os melhores pontos e disfarçando outros. Para não ter erro, veja algumas dicas básicas. Se seu rosto é oval, deixar o cavanhaque e a costeleta na altura da orelha é uma boa opção. Mas, se o formato for redondo, aposte no cavanhaque com costeleta longa que ajuda a afinar o rosto. Barba completa e rala com máquina 1 a 1,5 serve para rosto quadrado, já a barba mais cheia é ótima para um rosto triangular.

Cuidados especiais para barbudos

Para uma barba bem cuidada, há produtos como shampoo, cremes e espumas específicos que protegem e mantêm a barba e pele hidratadas. Ah, e lavar o rosto diariamente, secando sempre bem a barba, é fundamental.

Se você está decidido a não deixar mais a barba por fazer, saiba que é preciso dedicação. Invista um tempo e não faça nada com pressa, pois ela é inimiga da perfeição. E não se esqueça também de uma dica importante: para barbear com facilidade em casa, utilize uma toalha de rosto aquecida para abrir os poros e facilitar a retirada dos pelos. Mas cuidado: nada muito quente, viu?

Máquina de barbear: um acessório indispensável

Utilizar a máquina de barbear para aparar os pelos e acertar o corte é uma ótima opção. Até porque quem tem a necessidade de sempre se barbear, gastaria uma fortuna em barbeadores. A máquina é uma forma mais prática e econômica de manter os pelos sempre em ordem.

No mercado, existem 2 tipos: a com cabeça rotativa e a linear. A rotativa faz um barbear suave e dificilmente você irá agredir a pele com algum deslize. Mas, se você tem barba cerrada, a ideal é a máquina linear, ela tem um corte parecido com as lâminas de barbear, ou seja, deixa o corte bem mais rente do que a máquina rotativa.

Na hora de acertar o corte, o segredo é sempre trocar a regulagem, que deve ser da menor para a maior, da orelha até o queixo - e sempre no sentido contrário do crescimento dos pelos (para máquinas lineares). Se sua máquina for rotativa, faça movimentos circulares, acompanhando o sentido de crescimento dos pelos. Para finalizar, um creme para hidratar e refrescar a pele será sempre bem-vindo, como um aftershave. Barba por fazer nunca mais!