text.skipToContent text.skipToNavigation
Sinto-muito-sono-depois-dos-exercícios-é-normal-mobile.jpg

Sinto muito sono depois dos exercícios. É normal?

É muito comum ouvir de quem faz exercícios físicos regulares a frase "Sinto muito sono depois de malhar". E saiba que o sono pode influenciar na qualidade do exercício físico. Muito mais do que você pensa. Um sono ruim pode impedir que você atinja os resultados que espera de uma atividade, mesmo que você esteja fazendo todo o resto corretamente.

Malhar em uma boa academia, ter uma boa orientação de um profissional de Educação Física, tomar um bom suplemento, alimentar-se bem, estar com boa saúde, pode não adiantar nada se você não tiver uma boa noite de sono.

A explicação disso é mais técnica e envolve glândulas e hormônios, mas vamos tentar simplificar aqui: grande parte da síntese muscular ocorre à noite. A melatonina (hormônio do sono) e o GH (hormônio do crescimento) trabalham enquanto você dorme. O GH ajuda o corpo a agrupar os aminoácidos recebidos pela sua alimentação para formar proteínas, que são os componentes dos músculos.

Ou seja, se você não dorme direito, o desempenho das atividades do dia seguinte fica cada vez mais prejudicado.

Dicas para melhorar o sono

Seguem algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

- Evite ficar no celular ou com outros aparelhos luminosos pouco antes de dormir, pois a luminosidade inibe a produção de melatonina;
- Tome bebidas relaxantes como chás de camomila, erva doce e hortelã. Isso sem falar no tradicional suco de maracujá;
- Durma no escuro ou com o mínimo de luminosidade – isso favorece a liberação de melatonina, aquele hormônio do sono;
- Evite fazer atividades que causam mais agitação em você – isso pode elevar o cortisol (hormônio do stress), reduzindo a liberação de GH e melatonina que, como já aprendemos, são importantes para a síntese muscular que ocorre à noite;
- Tenha travesseiro e colchão adequados para você – conforto é essencial para uma boa noite de sono;
- Não durma em jejum ou com sede, mas também não exagere na comida antes de dormir – qualquer falta ou excesso pode causar desconfortos durante à noite;
- Procure dormir no silêncio ou com o mínimo de ruídos – o cérebro continua acordado quando há sons em volta.

Sono e exercício se complementam

O exercício físico e o sono são muito importantes para a saúde e são complementares. O que isso quer dizer? Dormir bem melhora os efeitos do exercício, já que o metabolismo funciona melhor. E fazer atividade física (do jeito e no horário certos) pode melhorar a qualidade do seu sono, já que quem pratica exercícios costuma dormir mais rápido e de forma mais profunda, sem fragmentar o sono.