text.skipToContent text.skipToNavigation
saude-os-benefícios-de-pular-corda-mobile.jpg

Saúde: os benefícios de pular corda

Pular corda é brincadeira de criança, sim, mas também uma grande aliada para a sua saúde. A corda pode ser facilmente transportada, além de ser divertida e bem em conta. Você pode pular sozinho, com a família, em casa, na rua e até mesmo em viagens. Adicione esse exercício em sua rotina e sinta rapidamente todos os benefícios de pular corda. Quer saber quais são eles? Vem pular com a gente!

Benefícios de pular corda: eliminar calorias

Quer perder peso? Saiba que pular corda pode contribuir bastante para isso. Pular corda por 30 minutos queima cerca de 300 calorias por dia. E, se você aliar esse hábito a uma dieta adequada, a perda calórica pode chegar a 700.

Músculos enrijecidos

Comece a pular corda e você logo sentirá aquelas dores nos músculos das pernas. Isso é sinal de que eles estão trabalhando, e muito! Os saltos podem melhorar o tônus muscular de suas pernas e toda a parte inferior do corpo. Coxas, glúteos e panturrilhas podem ficar bastante tonificadas. Logo você estará mais firme e forte.

Melhora cardiovascular

O seu sistema cardiovascular envolve coração, artérias e veias, responsáveis pelo transporte de oxigênio e sangue para seu coração e todo o resto do corpo. Pular corda é um ótimo exercício cardiovascular, melhorando o funcionamento do seu corpo de forma geral. Pular corda também ajuda a ficar menos ofegante, ganhando resistência.

Melhore sua coordenação motora

Pular corda não é tão simples quanto parece. Os diversos movimentos contribuem para que você exercite e melhore a sua capacidade de coordenação motora. O girar das cordas exige atenção, controle de velocidade, equilíbrio, ritmo e outras habilidades físicas que manterão seu corpo e mente desafiados, melhorando toda sua coordenação motora.

Praticidade

Prática e portátil, dificilmente você vai arranjar uma desculpa para não pular corda. Ela cabe em qualquer bolsa e você pode levá-la para qualquer lugar. Dá pra pular em casa, no parque, na casa de um amigo, em uma viagem. Basta querer! Sem contar que é bem baratinha. Um aparelho de ginástica pode limitar você se o orçamento estiver apertado, mas uma corda de pular não vai impactar em seu orçamento.

É muito importante usar um tênis adequado, com amortecimento e estabilidade na pisada para poder usufruir com segurança dos benefícios de pular corda. Além disso, o piso deve ser liso e, se possível, com algum revestimento em borracha, o que ajudará a reduzir o impacto.