text.skipToContent text.skipToNavigation
O-que-é-catabolismo---mobil.jpg

O que é catabolismo e como ele afeta o seu corpo

Escolher uma modalidade esportiva que seja do seu agrado é fundamental para a manutenção da rotina de exercícios. Praticar esportes é uma escolha de vida saudável que proporciona inúmeros benefícios físicos e mentais a seus praticantes. Mas a atividade física praticada em excesso pode causar problemas ao corpo. Descubra abaixo o que é catabolismo e veja como evitar que isso aconteça com você.

O que é catabolismo?

Esse termo é utilizado para definir uma reação química disfuncional em seu organismo. Quer dizer, é um processo de desgaste da energia muscular em decorrência da alta intensidade e carga de exercícios físicos. Resumidamente, significa que ocorre uma perda de água muscular que prejudica os músculos do corpo ocasionada pelo excesso de exercício.

Como evitar o catabolismo?

A perda de massa muscular, ou seja, o catabolismo pode ser evitado se a prática de exercícios for controlada com intervalos regulares para o descanso dos músculos. O recomendado é que seus exercícios não durem mais do que 1 hora e meia, para que o músculo não fique cansado por causa do esforço físico.

Outros cuidados

Se você pratica atividade física com frequência e tem um estilo de vida fitness, deve tomar certos cuidados em relação à alimentação. Esses cuidados devem ser constantes. Procure fazer de 5 a 6 refeições menores durante o dia, com um intervalo médio de 3 horas entre elas. Uma dica é não pular o café da manhã, pois seu organismo já estará vindo de um longo período em jejum e prolongá-lo só aumentará o seu catabolismo.

Para antes e depois do treino, um shake de Whey Protein com uma banana é uma ótima opção. Isso porque os açúcares da fruta são absorvidos rapidamente, garantindo bons níveis de energia para a sua atividade física e recuperação muscular.

Sempre busque orientações adequadas com profissionais de educação física e de nutrição para que você possa ter os cuidados e recomendações necessárias.

Decidir por incluir a atividade física em sua vida é uma escolha muito bacana, pois é garantia de boa saúde e bem-estar. E agora que você já sabe o que é catabolismo, é importante observar a sua prática de exercícios para que não isso aconteça com você.