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Esteira ou bicicleta: o que é melhor para emagrecer?

Quando o assunto é emagrecer, muita gente quer uma solução rápida. Por isso se questionam: qual equipamento pode potencializar minha perda de peso: esteira ou bicicleta?

Esteira ganha, mas é preciso se atentar a outros fatores


A esteira é melhor para perder peso mais rapidamente, pois o aparelho permite explorar algumas variáveis como inclinação (disponível apenas em alguns modelos) e velocidade, por exemplo. É possível montar uma quantidade de programas maior do que na bicicleta, em que a única variável é a carga. 

Essa possibilidade de variação da esteira não permite que o corpo se “acostume” ao exercício, aumentando o gasto calórico e a perda de peso. Ou seja, a esteira só emagrece mais se a atividade for intensa, o que não acontece com a caminhada, que serve mais para melhorar a condição cardiovascular da pessoa. Mas não vá com muita sede ao pote: quem está iniciando não pode correr como alguém que já faz o exercício há mais tempo.

Além disso, a corrida na esteira pode utilizar mais unidades motoras do corpo, pois é feita em pé e movimenta toda a sua estrutura física, fazendo com que mais calorias sejam gastas. Na bicicleta, força-se mais os membros inferiores.

Isso não significa que a bicicleta seja ruim ou não emagreça. Se o exercício for intenso, esse objetivo também pode ser alcançado. Outro ponto a favor da bicicleta é que ela é uma boa opção para quem tem problemas articulares, pois não sobrecarrega as articulações. Na esteira, o impacto nos joelhos e nos pés são maiores. 

Em relação à segurança, é improvável que você caia de uma bicicleta ergométrica, enquanto uma cãibra pode ocorrer em uma esteira, causando um acidente.

Esteira ou bicicleta: qual escolher?

Você deve considerar o seu gosto pessoal e estado de saúde ao escolher entre esteira ou bicicleta ergométrica. Teoricamente, você pode queimar mais em uma esteira, mas se esse exercício for mais entediante para o seu gosto, você pode acabar desistindo dela. 

A bicicleta ergométrica pode ser indicada para pessoas sedentárias que desejam começar a praticar exercícios físicos. Já a esteira pode ser melhor para quem já faz atividade física há mais tempo. 

Se você está há muito tempo sem praticar nenhum tipo de atividade física, antes de começar a utilizar qualquer um dos aparelhos, consulte um médico. É importante fazer uma avaliação completa antes de começar os exercícios para evitar problemas de saúde.

Outra recomendação: antes e depois de praticar exercícios, faça alongamentos, assim você evita lesões.