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Como fazer exercícios aeróbicos em casa?

Fazer exercícios aeróbicos em casa é uma maneira de emagrecimento eficiente e progressiva, pois fazendo exercícios em casa não há desculpas para não malhar. Além disso, traz uma série de benefícios à saúde, como a redução nas taxas de colesterol ruim e açúcar no sangue, melhora o condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos e articulações. Se você está começando agora um processo de perda de peso, é hora de aprender alguns exercícios aeróbicos eficientes e fáceis. Seu coração agradece.

Exercícios aeróbicos em casa usando a esteira

Para se exercitar em casa, a vantagem da esteira elétrica é a variedade de treinos. Esse aparelho já vem com programas pré-definidos para você poder escolher o tipo de terreno que deseja correr (subir ladeira, por exemplo), a velocidade que deseja andar (ou correr) e a frequência. Na esteira você pode fazer desde longas caminhadas (ela marca a distância percorrida) até pequenos tiros de velocidade. Tudo depende da finalidade do treino e da sua disposição.

Bicicleta ergométrica

Usando a bicicleta ergométrica em casa você tonifica o bumbum, coxas, panturrilhas e todos os músculos inferiores do corpo. Nela você também fortalece as articulações, melhora (e muito) a circulação sanguínea e ajuda a equilibrar a pressão arterial. Os níveis de gordura e açúcar no sangue também podem ser diminuídos desde que os exercícios feitos na bicicleta ergométrica tenham duração superior a 40 minutos e sejam acompanhados de uma dieta saudável.

Elíptico

O elíptico exige menos esforço dos membros e articulações, porque trabalha vários músculos em conjunto e atinge um condicionamento físico progressivo. Além disso, faz menos pressão nos quadris e coluna, o que proporciona controle maior sobre a intensidade do exercício. Também é possível focar na região do quadríceps quando se faz o treino pedalando para trás. Maior tônus muscular e bom gasto calórico são as vantagens desse aparelho que deixa o corpo em forma com riscos reduzidos de dores e lesões.

Suba mais degraus

Se você mora (ou trabalha) em um sobrado ou em prédio, subir escadas é sempre uma  boa oportunidade de praticar alguma atividade aeróbica. Por isso, não pense 2 vezes antes de trocar o elevador do seu edifício por alguns lances de escada. Os músculos mais exigidos ao subir uma escada são os glúteos, panturrilhas, parte de trás das coxas, alguns músculos abdominais e, claro, o coração.

Outros exercícios

Dança

A dança é uma ótima forma de descontrair e queimar as gordurinhas indesejáveis. Não precisa saber os passos certos, o bom mesmo é se mexer. Aproveite que está em casa e experimente criar o seu próprio ritmo. Procure vídeos interessantes na internet e solte o corpo. A zumba, por exemplo, é uma modalidade que mistura dança com exercício e promete queimar muitas calorias, ao mesmo tempo que é pura diversão.

Pular corda

Pular corda ajuda na melhora da coordenação motora e é uma atividade cardiorrespiratória que exige capacidade dos pulmões e coração durante o exercício. Potencializa a força muscular dos glúteos e define a musculatura das pernas. Por isso, muitos afirmam que pular corda é uma atividade aeróbica e anaeróbica, porque além de condicionar, tonifica. Porém, não deve ser feita por pessoas muito acima do peso para evitar o impacto nas articulações.