text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Caminhando ou correndo: esteira emagrece

Quando o assunto é perder peso, muita gente fica na dúvida se o melhor é utilizar esteira ou bicicleta. Enquanto um aparelho oferece mais opções de treino, o outro gera menos impacto nas articulações. Por esse motivo, é bom conhecer mais sobre cada um deles antes de escolher.

Esteira ergométrica

A esteira é, sem dúvida, um dos primeiros aparelhos que vem à mente quando pensamos em formas para emagrecer. Mas, afinal, ela é melhor que a bicicleta? Com treinos de tiro, que são aqueles em que a pessoa alterna a corrida entre velocidade alta e baixa, experimentando “explosões de energia”, realmente é possível emagrecer mais do que com a bicicleta. Além disso, os treinos na esteira exigem movimento total do corpo, enquanto a bicicleta exige muito mais dos membros inferiores.

É importante saber que esses treinos que dão um “choque no metabolismo”, ou seja, queimam mais gordura, não são indicados para iniciantes, pois exigem mais do corpo.

Outra vantagem da esteira é que ela oferece mais opções de treino, como os com inclinação, velocidade, tiros curtos e tiros mais longos, por exemplo. Se você está começando agora, pode preferir treinos mais leves e explorar outras opções com o tempo.


Bicicleta ergométrica


Assim como a esteira, a bicicleta também é excelente para treinos aeróbicos, principalmente se você é iniciante ou busca opções para malhar em casa.

 

Quem tem limitação nas articulações e problemas na coluna ou joelho, a bicicleta ergométrica e o elíptico são as melhores opções. Se esse for o seu caso, saiba que emagrecer com a bicicleta pode exigir um pouco mais, mas é perfeitamente possível.

 

De quebra, você ainda fortalece os músculos inferiores (coxas, glúteos e panturrilha), melhora o condicionamento físico e reduz as chances de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.

 

De qualquer forma, seja qual for o exercício que você escolher, o importante é não ficar parado e praticar algo. Faz bem para o corpo e para a mente. Bom treino!