text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Conheça o elíptico: mais uma opção para malhar em casa

Se você não tem tempo para academia ou está procurando uma forma de levar uma vida fitness e malhar em casa, ter um elíptico é um bom começo. Para alguns, seus movimentos misturam esteira, bicicleta e stepper. Ele simula corridas, caminhadas e subidas de escada. Assim como a bicicleta ergométrica e a esteira, é indicado para trabalhar o sistema cardiorrespiratório e também para quem precisa tomar mais cuidado com as articulações. O aparelho trabalha várias partes do corpo e é reconhecido por causar baixo impacto nos joelhos e articulações, sendo ideal para quem não quer ou não pode desgastar essas áreas. Quer saber mais? Conheça mais essa opção na hora de conquistar a boa forma e cuidar da saúde.

Segurança


Uma dica muito importante na hora de praticar com segurança é manter os pés totalmente fixos na plataforma, sem elevar os calcanhares. Isso evita que a carga seja mal distribuída entre coxas e glúteo, gerando muito impacto para as articulações dos joelhos. Manter o tronco e quadril estáveis, sem jogar o corpo para as laterais, também é essencial para evitar lesões musculares.

Formas de usar


Basicamente, o exercício pode ser feito de duas formas: com o auxílio dos membros superiores ou não. No primeiro caso, é possível trabalhar os braços, ombros e, claro, as pernas. Mas, se o seu objetivo é dar foco nos membros inferiores, basta não usar os braços durante o movimento, exigindo mais dos glúteos, coxas e panturrilhas.

Você também precisa saber qual é o seu objetivo com os exercícios: emagrecer ou definir? Geralmente, os aparelhos elípticos têm várias opções, como “quanto tempo? qual nível? qual programa?”. Combinadas, essas opções fazem com que você conquiste a sua meta de forma eficaz e rápida.

 

Seja qual for o seu objetivo, consultar um profissional de educação física e um médico para fazer uma avaliação física, é sempre indicado. Bom treino!