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Dicas para malhar

Praticar uma atividade física, sendo ela um esporte ou não, é uma das atitudes mais recomendadas por médicos e outros profissionais que cuidam da saúde. Para encaixar o exercício na rotina apertada, muita gente opta pela musculação, que é uma atividade individual e que pode ser feita a qualquer momento, sem depender da presença constante de um professor. Mas é preciso cuidado e orientação, principalmente para quem está começando. Se esse é seu caso, confira abaixo algumas dicas para malhar corretamente.

Alimentação correta é uma das principais dicas para malhar bem

Dê preferência para alimentos ricos em carboidratos antes do treino, pois eles contribuem com a liberação da energia que você vai precisar para se exercitar. Cereais, pães e biscoitos integrais são boas pedidas. Uma fruta (banana, por exemplo), suco, vitamina e água de coco também são boas opções.

Depois do treino, é importante repor as energias gastas e comer algo que dê uma ajuda na hora de repor a força das fibras musculares. Ou seja, está na hora de comer alimentos ricos em carboidratos e proteína. Para reenergizar, a dica é ingerir carboidratos logo após a musculação. E, para favorecer a recuperação muscular, iogurte, carne, ovo e leite, que são ricos em proteína animal.

Repousar é importante para os músculos

Não adianta pegar pesado no treino se você não repousa o tempo necessário para recuperar a musculatura. Dependendo do músculo, ele pode demorar de 2 a 5 dias para se restabelecer. Por isso, a dica é realizar um treino que intercale as regiões do corpo a serem trabalhadas.

Dormir bem é essencial

Uma boa noite de sono é imprescindível para um bom desempenho na academia. A quantidade necessária de horas varia de pessoa para pessoa. É durante a noite que as células musculares e os tecidos se regeneram.

Roupas e acessórios adequados fazem toda a diferença

É importante vestir roupas que permitam a movimentação do corpo. As feitas de tecidos como lycra são as melhores. Usar um tênis apropriado e uma luva esportiva também garante melhor desempenho. A luva esportiva é aconselhável, pois ajuda na precisão de movimentos com barras e evita que a mão fique com calos.

Agora é correr para a academia e se dedicar. Mesmo com essas dicas para malhar, não esqueça de buscar orientação de um profissional de educação física para garantir sua segurança e um bom nutricionista esportivo para garantir sua saúde e bons resultados na atividade.