text.skipToContent text.skipToNavigation
como-emagrecer-sem-sofrimento---mobile.jpg

Dicas para emagrecer sem sofrimento

Os quilinhos a mais estão incomodando você? A saúde já não é mais a mesma? As dores no joelho e na coluna são frequentes? Se você respondeu a todas essas perguntas com um sim, precisa se adaptar a um novo estilo de vida, melhorando a qualidade de sua saúde física e mental. Não é tão complicado emagrecer com facilidade e sem dietas malucas, remédios milagrosos e sofrimento. Veja dicas para emagrecer com saúde e bem-estar.

Inspire-se

Encontre alguém que possa inspirar você pela determinação e foco. Pode ser aquele seu amigo que emagreceu ou aquela prima que, depois de muitos anos, encontrou um novo estilo de vida. Existem inúmeras pessoas que são verdadeiros exemplos e muitas possuem blogs ou sites que oferecem receitas práticas e saborosas e indicações de exercícios para fazer em casa.  

Dicas para emagrecer com um exercício perfeito para você

Exercícios físicos aliados a um cardápio nutricional é a fórmula perfeita para você perder os quilos indesejáveis. Mova-se, mas antes encontre uma atividade que pode ser prazerosa para ser praticada durante a semana. Até porque não adianta você frequentar uma academia se não gosta, não é verdade? Encontrando o esporte adequado para você, é bem possível que seus treinos se tornem um hábito mais facilmente.

Existem vários exercícios que ajudam nessa tarefa. Para quem está fora de forma, a melhor dica é começar com exercícios de baixo impacto, ou seja, que não exigem muito das articulações e preparo físico.

Preparamos uma tabelinha que mostra a média de calorias gastas em ótimos exercícios:

Exercício

Tempo

Média de calorias gastas

Pular corda

½ hora

350 a 450 cal.

Aparelho elíptico

1 hora

400 e 500 cal.

Spinning

1 hora

600 a 800 cal.

Step

1 hora

450 a 650 cal.

Musculação

1 hora

300 cal.

Boxe

1 hora

600 cal.


 

Reeducação é tudo

Risque a palavra “dieta” do seu caderno. Isso porque para emagrecer você precisa reeducar seus hábitos. E isso quer dizer que você não precisa abrir mão de alimentos que você gosta. Procure reduzir as porções e inclua bastante folhas, verduras e legumes.

Muitas pessoas pecam ao comer pouco, cortando o café da manhã ou a janta. Mas o truque é exatamente ao contrário. Coma de 3 em 3 horas, beliscando, entre as principais refeições, alimentos saudáveis que proporcionam saciedade, como castanha do pará, sementes de girassol, nozes, damasco, castanha de caju, entre outros. Assim você controlará sua fome, evitando comer em grande quantidade quando estiver com fome, além de evitar cair na tentação de consumir alimentos mais calóricos.

Fuja de remédios milagrosos e dietas que prometem emagrecer rápido demais

Remédios para emagrecer são indicados para pessoas com IMC maior do que 30, além de ser apenas indicados sob orientação médica, pois necessitam de uma receita controlada. As anfetaminas realmente emagrecem, porém podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, o usuário normalmente volta a adquirir o peso perdido, resultando no “efeito sanfona”.  

Dietas restritas promovem o emagrecimento mais rápido, porém desregulam o organismo devido à falta de equilíbrio na alimentação. Nem sempre a dieta que funcionou com uma conhecida ou famosa será a melhor para você, pois cada corpo responde de uma forma. Construa, com a ajuda de um nutricionista, um cardápio que inclua todos os nutrientes necessários e fuja das dietas da moda.

Beba bastante água

A água é um excelente líquido que ajuda a eliminar os quilos indesejáveis, pois, além de acelerar naturalmente o organismo, queimando as gordurinhas, ela limpa seu corpo e até reduz a fome. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia e, por isso, é bacana você carregar um squeeze para todo o lugar. Beba bastante água!