text.skipToContent text.skipToNavigation
m_bike_img_01.jpg

Emagrecer com saúde com bicicleta ergométrica

Emagrecer com saúde é possível! A correria do dia a dia às vezes não permite que as pessoas pratiquem exercícios regularmente por falta de tempo ou de motivação. Quem deseja sair da rotina e deixar a vida sedentária para trás, mas não consegue ir até uma academia, pode optar por comprar aparelhos e fazer em casa. E, se você gosta de pedalar, saiba que a bicicleta ergométrica é uma excelente opção.

Ideal para exercícios aeróbicos, ela é uma excelente escolha tanto para quem está começando a praticar atividades como para quem deseja manter o preparo físico sem ir até academias lotadas. Mas aí vem aquela dúvida: “quais são os modelos disponíveis e qual o melhor para mim?”.

Antes de conhecer os modelos, é preciso ter em mente o seu objetivo. Por exemplo: você vai apenas fazer treinos leves ou vai se preparar para algo mais sério? Além disso, é preciso levar em conta aspectos físicos e de espaço. Você tem um bom lugar para colocar a bicicleta? Qual seu peso e altura? Depois de tudo isso, veja os tipos disponíveis e qual a melhor opção para você. Então, é só curtir o exercício!

Horizontal

Esse é o tipo de bicicleta ergométrica mais confortável, pois a pessoa fica em uma posição relaxada, ou seja, não é necessário ficar inclinada para frente. Elas são ideais também para quem tem problema nas costas, pois a posição durante o exercício não força a coluna. Embora o conforto seja bom, esse tipo de bicicleta ocupa mais espaço e queima menos calorias.

Vertical

A bicicleta ergométrica vertical é o modelo mais popular e o mais indicado para ter em casa, pois ocupa menos espaço e tem uma performance que não deixa a desejar em nenhum aspecto. Antigamente, muitas pessoas sentiam dores fortes nas costas quando pedalavam nela com frequência, mas, com a evolução esportiva, essas bikes já estão moldadas de forma ergonômica para que isso não aconteça. Atenção na hora da compra, pois os modelos com sistema de cinta são mais barulhentos do que aqueles com correia ou com sistema magnético.

Spinning

Esse modelo de bicicleta ergométrica é visto com frequência em academias e tem um apelo muito mais atlético que os outros tipos. Por ter um sistema com correntes, simula perfeitamente a sensação de pedalar em uma estrada. Elas possuem pedais mais resistentes, pois durante a atividade é possível ficar praticamente de pé na bike para simular trechos de subida. Essas bicicletas são as que oferecem um gasto calórico maior para quem pedala, mas, ao mesmo tempo, é indicada para quem já possui preparo físico e resistência melhores.