text.skipToContent text.skipToNavigation
10-benefícios-da-bicicleta-ergométrica_MOBILE.jpg

10 benefícios da bicicleta ergométrica

Cuidar da saúde é essencial. Temos muitas preocupações no dia a dia, corremos o tempo todo para dar conta de tudo, mas não podemos esquecer de dedicar um tempinho a atividades físicas que nos ajudem a manter a forma, relaxar e movimentar o corpo. Essa rotina de exercícios nos torna mais ativos, aumentando nosso bem-estar. Nesse cenário, a bicicleta ergométrica é uma excelente aliada. Conheça os benefícios da bicicleta ergométrica.   

Você se exercita sem sair de casa

Nada mais prático do que malhar as pernas e a barriga sem sair de casa, não é mesmo? A bicicleta ergométrica é um dos aparelhos que vai auxiliar você nessa rotina - e acabar com as desculpas para evitar os exercícios!

Ter vários modelos disponíveis é um dos benefícios da bicicleta ergométrica

Existem muitos modelos de bicicleta ergométrica disponíveis no mercado e certamente um deles se adequa ao seu perfil e às suas necessidades. Os preços variam bastante de acordo com as funções que elas apresentam, desde as mais básicas às mais sofisticadas. Algumas, por exemplo, permitem simular o esforço feito ao pedalar em lugares inclinados, enquanto outras permitem adicionar pesos para dificultar o exercício. Em qualquer caso, os benefícios dessa bicicleta serão perceptíveis facilmente.

É possível se divertir enquanto pedala

Seja na academia, seja em casa, com a ergométrica você pode se exercitar enquanto assiste a televisão ou ouve música, por exemplo, o que torna a tarefa mais fácil. Ao se distrair, o tempo passa mais rápido e, quando você vê, já terminou o exercício.

O risco de lesões é muito baixo

Os exercícios na bicicleta ergométrica são indicados para pessoas de todas as idades, por apresentarem baixo impacto. Diferentemente da corrida, por exemplo, a bicicleta ergométrica não sobrecarrega os joelhos e a coluna, sendo muito eficiente para as pernas e o abdômen.  

Ta aí um dos benefícios da ergométrica que compensa: a queima de calorias é elevada

A bicicleta ergométrica proporciona uma boa queima calórica, ajudando na perda de peso e manutenção do peso ideal, quando você já conseguiu alcançá-lo. Em média, são perdidas 250 calorias durante meia hora de atividade sobre a ergométrica.

Ajuda a prevenir problemas cardíacos

Exercitar-se com a bicicleta ergométrica ativa o sistema cardiovascular, ou seja, ajuda a prevenir problemas cardíacos. É uma forma de reduzir a pressão arterial, regular a taxa de açúcar no sangue, reduzir o colesterol ruim e evitar ataques do coração e diabetes.

Ajuda a fortalecer os músculos

Pernas, coxas e glúteos beneficiam-se diretamente dos exercícios com a ergométrica. Quem se dedica a uma rotina saudável com os exercícios na bicicleta ergométrica consegue aliar saúde e estética.  

É adequada a várias faixas etárias

É importante consultar um médico antes de adotar uma determinada rotina de exercícios físicos. A bicicleta ergométrica, porém, é adequada a praticamente todas as idades por apresentar baixo impacto e benefícios que ajudam na saúde de pessoas em qualquer faixa etária.

Pessoas idosas geralmente praticam o exercício por menos tempo, enquanto pessoas mais novas costumam pedalar por um período mais longo. Deve-se ter cuidado também ao acrescentar peso ao pedalar, em caso de problemas nos joelhos ou coluna. Mas, de uma forma geral, a ergométrica funciona bem para pessoas de diversos perfis.

Permite que você evolua nos exercícios

Muitas ergométricas permitem que você evolua em sua rotina de exercícios, pois apresentam funções diferentes que simulam, por exemplo, pedaladas em rampas, aumentando a dificuldade e estimulando ainda mais os seus músculos. Aos poucos, você pode evoluir na prática, alcançando resultados cada vez melhores.

Prepara seu corpo para outros exercícios

Com o condicionamento físico que você adquire ao se exercitar com a ergométrica, você prepara o seu corpo para fazer outras atividades físicas que sejam do seu agrado. Caminhadas, trilhas ao ar livre, pedaladas na praia ou no parque vão poder fazer parte da sua rotina e complementar seus cuidados com a mente e o corpo.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da bicicleta ergométrica, compre a sua!