text.skipToContent text.skipToNavigation
m_mu_img_01.jpg

Aparelho de musculação em casa: saiba escolher

Manter uma vida saudável não é uma tarefa das mais fáceis na correria do dia a dia, não é mesmo? Para deixar isso para trás, muitas pessoas pensam em ter um aparelho de musculação em casa e, assim, largar a vida sedentária.

Isso, claro, requer muito esforço e dedicação, além de um aparelho que se adapte às suas necessidades.

Vale ressaltar que se ainda não tiver muita prática com esse tipo de aparelho, você poderá optar por alguns mais simples e funcionais, como elíptico, plataforma vibratória, cama elástica, bola de pilates, entre tantos outros.

Mas se fazer musculação é mesmo o seu objetivo, na hora de comprar um aparelho, o que você deve levar em conta? Existem algumas diferenças e aspectos importantes que você precisa ficar de olho:

Objetivos

É preciso que você tenha em mente o seu objetivo: perder peso, ganhar massa, melhorar o condicionamento. Para cada uma dessas coisas, existe um exercício específico. Por isso, o ideal é que seu treino seja acompanhado por um profissional de educação física que lhe dará todas as orientações para usar o aparelho da melhor maneira.

Tamanho

É importante se atentar ao tamanho do aparelho. Isso porque eles geralmente ocupam um espaço relativamente grande e, caso sua casa não seja proporcional, procure por aparelhos que atendam sua necessidade sem comprometer uma boa parte da casa.

Carga do aparelho

O ideal é verificar a capacidade de peso que o aparelho possui, pois dependendo do modelo pode ser que não se adapte ao que você precisa. Por exemplo: se você deseja fazer exercícios mais leves, não é necessário comprar um aparelho com capacidade maior de peso, pois os mais simples já vão lhe atender. Já se você quer pegar mais pesado, prefira os de maior capacidade.

Estofados

Para que você tenha mais conforto durante a atividade física, procure modelos de aparelho que tenham um estofado com bancos largos e acolchoados. Isso pode garantir, inclusive, menos dores no pós-treino. Isso, claro, também não é uma regra.

Veja na imagem as características e para que servem cada uma das disposições desses aparelhos de musculação. Depois disso, é só fazer a sua pesquisa e começar a malhar o quanto quiser! E o melhor: sem ter que ficar em academias lotadas.