text.skipToContent text.skipToNavigation
Qual-bicicleta-comprar-para-lazer_MOBILE.jpg

Qual bicicleta comprar para lazer?

Comprar uma bicicleta nova é sempre uma excelente decisão. Além de trabalhar com o nosso corpo, trazendo benefícios para a saúde, é um meio de transporte alternativo que contribui para a preservação do meio ambiente. Mas está em dúvida sobre qual bicicleta comprar para lazer e diversão?

Bom, vamos lá. Sua escolha depende somente da sua necessidade, pois, para cada finalidade, há um modelo que se adapta a você. Por isso, é importante saber bem as diferenças na hora de adquirir um determinado modelo ou marca. Confira!

Primeiro, pense no conforto

As mais apropriadas são as comfort bikes, beach bikes (para serem usadas em lugares como praias) ou mountain bikes de modelos mais simples.

Os modelos chamados urbanos também são uma boa escolha. Normalmente possuem uma geometria mais simples, selim maior e com altura mais confortável. Além disso, têm recursos que facilitam você carregar bolsas e acessórios, como cestinhas e nichos no quadro. É possível passear em ciclovias e em curtas distâncias.

Sobre o câmbio, há opções entre 21, 24 e 27 velocidades, além de freio a disco, por exemplo. No entanto, tem toda uma tendência de modelos sem marchas. Ou seja, modelos mais simples de pilotar. É só sentar e pedalar para curtir a vista.

A dica aqui vale para todos: se você quer uma bicicleta para passear, não esqueça de escolher um selim largo e confortável.

Bicicleta dobrável

Já pensou em uma bicicleta leve e compacta? A bike dobrável é para aquelas pessoas que percorrem curtas distâncias, mas não abrem mão da pedalada no asfalto. É um ótimo modelo urbano, possui aro 20 e tem um design simples, sendo bastante prática. Depois do uso, você pode dobrar e colocar onde quiser, carregar até seu escritório (ou sala de aula), pegar ônibus ou metrô com muita facilidade. Algumas empresas têm até mesmo áreas em suas garagens para que elas fiquem guardadas.

Mountain bike: a versátil

Aqui temos um modelo que atende bem quase todos os ciclistas. Primeiro porque ela é excelente em asfaltos lisos e também em terrenos irregulares. Essa encara qualquer parada: passeios ao ar livre, ciclismo e trilhas. É um modelo relativamente leve (se o quadro for de alumínio), que possui aro 26, 27,5 ou 29 e já vem de fábrica com suspensão na roda dianteira, freio a disco ou v-brake (aquele acionado por 2 pinças que ficam na lateral do aro) nas 2 rodas, entre outros componentes que ajudam bastante o ciclista. O preço varia, dependendo dos componentes que a magrela tem.

Na hora de decidir qual bicicleta comprar, não se esqueça do equipamento de segurança

Independente da finalidade, é essencial que você tenha em mão um kit de segurança, com capacete, luvas, óculos. Apesar de não serem obrigatórios, é preciso redobrar os cuidados, principalmente para aqueles que querem se aventurar nas cidades grandes, que possuem bastante fluxo de carros e outros veículos.