text.skipToContent text.skipToNavigation
primeiras-pedaladas-mobile.jpg

Primeiras pedaladas: como ensinar a andar de bicicleta

Como ensinar a andar de bicicleta a seus filhos e a seus sobrinhos? É sempre um momento especial de união e que gera lembranças incríveis. Essas dicas vão ajudar o processo e torná-lo o mais divertido possível.

1 - Escolha a bicicleta correta

Escolha uma bicicleta infantil compatível com a altura da criança. Na hora de comprar, verifique se ela consegue manter o dois pés no chão, para que ele consiga se equilibrar, parar a bicicleta e se sinta seguro na hora de pedalar.

2 - Tire os pedais para começar

Pode parecer estranho, mas retirar os pedais é uma ótima forma para quem está aprendendo a se familiarizar com a sua bicicleta. O ideal é que, sem os pedais, você estabeleça uma pequena distância para que ele percorra apenas no impulso.

Assim ele começa a entender como faz para se equilibrar, como funcionam os freios, mas sem medo de cair, já que sempre poderá utilizar os pés para parar. É um exercício para pegar confiança no processo de aprendizado.

3 - Não se esqueça de proteger o seu pequeno

Providencie, para o seu filho, um capacete, cotoveleiras e joelheiras, principalmente nesse início em que as quedas são mais comuns. E, se ele cair, não deixe de incentivá-lo e motivá-lo, não brigue e nem reclame. Essa é uma atividade que provavelmente vai exigir de vocês mais de um dia, por isso tenha paciência.

4 - E as famosas rodinhas?

Muitos optam por colocar rodinhas na bicicleta infantil antes de ensinar a pedalar. É claro que é uma técnica válida, mas tenha em mente que isso vai alongar o processo um pouco mais, já que a criança vai por um bom tempo se acostumar com as rodinhas e depois partir para outro nível de dificuldade.

5 - Tenha cuidado na hora de soltar

Na hora de soltar a criança, fique de olho para não trair a confiança da criança e desestimulá-la a continuar. Se for soltar, avise. Se ela cair acreditando que você estava segurando, pode não confiar mais em você e desistir do processo.

Você ainda pode amarrar uma corda no pilar do assento e ir guiando a bicicleta para o pequeno ter mais confiança ou, ainda, passar uma toalha pela cintura da criança, mantendo as pontas para trás. Assim você ajuda com o equilíbrio sem atrapalhar os movimentos dela.