text.skipToContent text.skipToNavigation
O-que-levar-para-um-acampamento_MOBILE.jpg

O que levar para um acampamento?

Você sabe o que levar para um acampamento em sua primeira viagem? A lista a seguir pode dar algumas pistas importantes. O que levar na mochila, como se manter conectado no meio da natureza e muito mais. Confira!

Será que vou me acostumar com uma barraca?

Passar alguns dias em meio à natureza pode parecer desafiador. Por isso, uma boa dica para quem está saindo para acampar pela primeira vez é escolher um camping com mais estrutura. Existem diversos deles espalhados pelo país, alguns com TV, banheiro e até restaurantes. Dá uma olhada no site Camping Clube do Brasil para conhecer todos os detalhes.

Claro que, mesmo contando com a estrutura do camping, você precisa investir em sua barraca. Para investir em conforto maior, é sempre bom comprar um modelo com uma vaga a mais. Se for em casal, uma barraca para 3 pessoas. Se for em 5, uma barraca de 6 e assim por diante.

O espaço extra pode ser usado para acomodar as mochilas. Se a sua opção for apenas dormir na barraca, pode abrir mão de modelos com mais de um ambiente. Mas, se pretende realizar programações próximas a ela ou a região for de muito frio, convém ter modelos com área de convivência.

E, claro, o mais importante: sempre monte a sua barraca pelo menos 2 vezes em casa antes de estar no campo. A pressão por terminar rápido a montagem em um ambiente novo pode atrapalhar você.

O camping selvagem, claro, tem seus atrativos também. Nesse caso, a dica é, mesmo sendo sua primeira vez, reunir uma turma com uma ou mais pessoas experientes nesse tipo de aventura. Assim, você evita imprevistos e consegue aproveitar melhor o passeio.

Como arrumar a mochila e descobrir o que levar para um acampamento?

Ao escolher pelo camping selvagem, você deve se preparar melhor. Por isso, imagine esse tipo de acampamento para montar a mochila ideal. Então, depois de escolher a sua barraca ou tenda, monte sua mochila e não se esqueça de levar, pelo menos, o que está indicado a seguir.

Para não ficar desconfortável durante o dia e na hora de dormir, sua mochila deve conter: protetor solar, repelente, óculos de sol, chapéu (ou boné), necessáire, remédios, saco de lixo, álcool em gel, artigos de higiene, protetor labial, vela de citronela, papel alumínio, toalhas, saco de dormir e roupas de cama.

Já que o assunto é curtir a natureza, você vai andar e conhecer lugares novos, certo? Então, reserve um espaço em sua mochila para itens como rádio, mapa, bússola, botas para caminhada, sensor de chuva, lanterna, corda, canivete, garrafa de água, tablete purificador (serve para tornar a água potável), binóculo, kit de primeiros socorros, entre outros.

E, para terminar, na hora em que estiver relaxando de um dia de descobertas, é sempre bom levar para um acampamento canivetes multiuso, fósforos, uma bateria extra para o celular e até mesmo um pequeno livro de bolso para passar o tempo.

Dicas de segurança e proteção

Se você nunca saiu para acampar e nem tem o costume de fazer longas caminhadas na natureza, é bom lembrar que nunca deve sair para uma caminhada sozinho e, mesmo em dupla, deve deixar avisado - até mesmo colocar um bilhete na barraca - sobre a trilha que pretendem pegar.

Tenha atenção também às sinalizações. Em trilhas mais frequentadas, é comum ter placas com indicação de percurso, avisos sobre trechos com alto índice de acidentes e coisas do gênero.

Na hora de escolher o que levar para um acampamento, pense em desconectar. Mas não de tudo!

Por fim, para os conectados de plantão, vale lembrar que baterias extras nunca são demais. Ao sair de casa, coloque seu smartphone no modo de economia de energia e leve 2 baterias extras carregadas. Normalmente, é o suficiente.

E, para evitar o imprevisto da falta de sinal, prepare seu aparelho para enfrentar uma temporada off-line. Mesmo no modo avião, ele pode ainda tirar excelentes fotos! Isso sem falar nas músicas e joguinhos que funcionam sem a necessidade de conexão e ajudam a passar o tempo ao fim da tarde.

Agora é respirar fundo, tomar coragem, seguir a lista do que levar para um acampamento e colocar o pé na estrada!