text.skipToContent text.skipToNavigation
O-que-é-spinning---mobile.jpg

O que é spinning?

Quando você busca perder peso, dieta, exercícios físicos e reeducação alimentar são essenciais. Pensando em exercícios físicos, uma ótima alternativa é optar por fazer aulas de spinning. Para ajudar você a encarar essa rotina de exercícios, vamos explicar o que é spinning, mais uma atividade física para melhorar a sua qualidade de vida e o seu condicionamento físico.

Descubra agora o que é spinning

Spinning é um programa de treino cardiovascular que se adequa ao condicionamento físico de cada praticante e é feito sobre uma bicicleta de spinning, criada para oferecer treinamento intenso. A aula de spinning abrange 2 componentes principais: o mental e o físico. A forma mental de quem faz spinning é um fator importante, pois é ela que vai fazer com que o praticante consiga chegar até o fim dos 40 minutos (geralmente o tempo que dura a aula) de pedaladas intensas sem desistir. Já a parte física tende a melhorar a cada aula.

Como são as aulas

As aulas são divididas em grupos de acordo com as fases do condicionamento dos alunos, propostas como zonas de energia. Além disso, o conforto e a hidratação devem estar sempre em mente. Então, não se esqueça de levar uma garrafa de água, usar o monitor de frequência cardíaca geralmente presente nas bicicletas de spinning, uma toalha e roupas e calçados adequados.

Zonas de energia

Os treinos de spinning têm 5 zonas de energia, que são os níveis de condicionamento físico e que variam de acordo com as diferentes faixas de batimentos cardíacos durante o trabalho aeróbico. No spinning existe uma alternância entre um esforço extremo intercalado com pedaladas menos intensas. As músicas, a cada aula, são diferentes para estimular o aluno a não desistir antes do fim do exercício.

Se você decidiu que é hora de levantar do sofá e se exercitar, não se esqueça de fazer a coisa mais importante antes de começar qualquer tipo de treino: exames específicos. Saber como está a saúde do seu coração, pulmões e articulações é aconselhável, porque são eles que vão dizer quais os limites do seu corpo e qual o tipo de exercício físico mais indicado para você. Depois disso, é suar a camisa e ficar em forma.

Benefícios para o seu preparo físico

Aulas de spinning são puxadas, é verdade. Mas isso se traduz em uma intensa perda de calorias. Um cálculo estimado indica até 600 calorias para mulheres e 900 para homens em uma aula de 40 minutos, agindo principalmente na região do quadríceps, glúteos e coxas.

Agora que você já sabe o que é spinning, vamos malhar!