text.skipToContent text.skipToNavigation
m_canivete_01.jpg

O que levar para acampar: facas e canivetes

Se você está pensando em fazer um acampamento ou uma trilha, deve estar procurando por acessórios que não podem faltar nessa aventura. Facas e canivetes são elementos de cutelaria que ajudam bastante, além de extremamente necessários, pois servem para muitas coisas. Seja para cortar um galho, abrir uma lata, se proteger de animais selvagens. Enfim, muitas utilidades! Mas sabia que existem vários modelos? Por isso que é preciso prestar muita atenção em como escolher na hora de comprar.

Viu só? Não é só a barraca de camping que é importante em sua lista de o que levar para acampar. Facas e canivetes também são essenciais.

Facas

Tipo do aço e afiação

A maioria das facas é feita de aço inoxidável, popularmente conhecido como aço inox. Para facas, a divisão é feita em dois: aço 440 e aço 420. O primeiro é um aço mais rígido que alia afiação com resistência, ou seja, são ideais para trabalhos mais pesados e cortes que precisam de um pouco mais de força. Já o segundo é mais leve e tem uma lâmina mais maleável, que ajuda mais em trabalhos de precisão. A afiação das facas, aliás, é conhecida pela Dureza Rockwel. Quando essa medição ficar entre 50 e 55, a faca terá um alto poder de afiação. Já quando o nível estiver entre 56 e 60, serão mais robustas e terão um alto poder para cortar materiais mais fortes, como madeira.

Desenho das facas

Existem quatro desenhos de facas: as retas, que são ideais para uso geral, como cortar, separar e fatiar; as clip point, que são finas, afiadas e ótimas para trabalhos detalhados; as drop point, que são mais robustas e com alta capacidade de perfurar; e, por fim, as tanto, que são as de combate e costumam ser um pouco maiores e resistentes.

Lâminas

São três os tipos de lâminas que você deve ficar de olho: a full tang, com afiação nas duas extremidades da faca; a half tang, que é a mais comum e com apenas uma extremidade com afiação; e a push tang, um modelo intermediário entre afiação integral e parcial.

Extras

Existem modelos que também oferecem apito de emergência, lanternas e pederneiras (fazedores de fogo). Esses são diferenciais que podem ser levados em conta na hora da compra, mas você deve ver direitinho se são realmente necessários.

Canivetes

Lâminas

Geralmente os canivetes possuem lâminas mais curvas, pois elas se adaptam melhor a qualquer tarefa que você for fazer. Portanto, leve isso em consideração na hora da escolha. Alguns têm até aquelas serrinhas, que facilitam em atividades mais pesadas.

Múltiplos

Muitas pessoas que procuram canivetes preferem aqueles que são múltiplos, ou seja, têm mais de 10 funções, desde cortador e lixa de unha até minitesoura e abridor de garrafas. Porém, esses são mais frágeis. Se você quer um mais resistente, procure definir para qual razão você vai usá-lo. Se for para atividades mais pesadas, vale investir em um modelo mais robusto e que não lhe deixará na mão.