text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-trocar-fralda-com-tranquilidade-para-você-e-o-bebê-mobile.jpg

Como trocar fralda com tranquilidade para você e o bebê

Se você é mamãe ou papai de primeira viagem, certamente está ansioso para fazer tudo certinho e conseguir se sair bem em todas as tarefas que vêm junto com essa missão tão especial. Nessa fase tudo é novo e, por isso, é muito comum ter inseguranças e dúvidas, principalmente sobre como trocar fralda.

Uma das responsabilidades que pode parecer difícil à primeira vista é trocar as fraldas do seu bebê. É importante que a fralda seja trocada o mais rápido possível quando estiver suja, pela saúde e o conforto da criança. Por isso, ocorrem várias trocas ao longo de um dia. E essa tarefa acaba se tornando natural, ainda mais se você se cercar da ajuda de recursos desenvolvidos especialmente para os cuidados envolvidos nesse momento.

Vamos aprender juntos a trocar fraldas da maneira mais prática e higiênica possível, garantindo o conforto do seu bebê e a sua tranquilidade. Siga as nossas dicas e lembre-se de que você dará o seu toque especial e tornará essa atividade muito mais natural com o passar do tempo.

Itens indispensáveis para a troca de fraldas

Para começar, lembre-se que meninos e meninas exigem cuidados um pouco diferentes, mas para ambos os sexos há alguns itens que são importantes de ter sempre com você. São eles:

- Fraldas descartáveis;

- Uma garrafinha térmica com água;

- Trocador de fraldas portátil (cabe em uma bolsa) ou trocador comum;

- Lenços umedecidos ou algodão;

- Pomada para evitar assaduras;

- Uma fralda de pano;

- Um saquinho de lixo para colocar a fralda usada.

Existem alguns kits à venda que já trazem em uma bandeja alguns desses itens, para facilitar. Você pode também levar com você um brinquedo, que pode ser usado para distrair o bebê durante a troca.

Passo a passo para a troca

Na hora de trocar a fralda, coloque o bebê deitado sobre o trocador ou sobre uma superfície limpa e macia, caso não tenha um trocador à disposição. Segure a barriga dele com uma de suas mãos para evitar quedas.

Antes de tirar a fralda suja da criança, pode ajudar se colocar uma fralda limpa embaixo do bebê e já deixá-la pronta, para evitar que haja mais sujeira se no momento da troca escapar um cocô ou xixi. Um trocador impermeável também ajuda nesse ponto. Se o seu bebê for menino, vale colocar uma fralda de pano na parte da frente dele, evitando que, se ele fizer xixi na hora da troca, respingue nele mesmo ou em você.

Para posicionar a fralda limpa, coloque a parte das costas – aquela que tem os velcros – no bumbum. Essa parte normalmente é mais alta que a parte da frente.

Depois, levante as perninhas do bebê, tomando o cuidado de segurar pelos tornozelos, e abra a fralda suja, utilizando-a para retirar o excesso e já iniciar a limpeza, caso o bebê tenha feito cocô. Ao fechá-la, cole com a fita adesiva ou o velcro que ela possui. Coloque-a no saquinho de lixo.

Limpe a parte da frente do bebê com os lenços umedecidos ou com um algodão embebido em água morna. Muitos pais e mães preferem a água para os bebês mais novinhos, por isso é bom carregar a garrafinha cheia sempre com você. Se o seu bebê for menina, tenha o cuidado de limpá-la sempre com um movimento único de frente para trás, pois assim você evita que bactérias do bumbum a contaminem.

Segurando as perninhas do bebê, limpe o bumbum dele com lenços umedecidos ou algodão e água. Por fim, passe a pomada que previne assaduras tanto no bumbum quanto na parte da frente. Caso tenha posicionado a fralda limpa embaixo do bebê, basta então fechá-la, tendo atenção para que não fique muito apertada. Os elásticos das pernas deverão ficar dobrados para dentro. Depois, basta vestir o seu bebê e continuar a curti-lo, pois todas as fases da infância passam rápido e deixam saudades.