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Dicas de lanches saudáveis para o dia a dia

O ideal em relação à alimentação saudável, tanto para crianças quanto para adultos, é o planejamento. Ir ao supermercado ou à feira com uma lista dos itens de compra pensados com antecedência é uma ótima forma de aliar cuidados com a saúde e o orçamento familiar. Abaixo, selecionamos alguns itens que podem ajudar você no planejamento do lanche escolar saudável, assim como para outras refeições.

Frutas e tortas de legumes

Pense em quais frutas a família costuma consumir e leve em consideração as frutas da estação, que devido à abundância, apresentam valores mais baixos. Descasque e pique frutas variadas que resistem mais à oxidação, como melão, melancia e banana. Já a maçã e a pera, por exemplo, ficam escuras bem rápido e devem ser evitadas. Coloque em pequenos potes e mantenha no freezer ou geladeira dependendo do consumo da sua família.

Para a hora do lanche, selecione alguns pedaços ou fatias dos que você preparou antes ou frutas inteiras que não devem ser cortadas com antecedência e coloque na lancheira da criançada.

Prepare uma torta de legumes com todos os legumes disponíveis em casa. Corte em pequenas fatias quadradas e armazene em potes no freezer. Para variar, você pode optar por colocar frango, carne moída ou atum. Ao montar a lancheira, selecione um ou dois pedaços, dependendo do tamanho.

Sucos e sanduíches para o lanche escolar saudável

Escolha algumas frutas e prepare sucos com elas. Uma boa dica são misturas saborosas como laranja com acerola, laranja com cenoura ou até mesmo suco de limão, que resistem bem ao tempo na lancheira. Lembra da maçã que não vai bem como fruta cortadinha? O mesmo raciocínio vale para cá, o suco de maçã natural é delicioso, mas rapidamente oxida.

Guarde em pequenas garrafas de plástico com tampa no freezer. Desça para a geladeira um dia antes de colocar na lancheira. Monte um sanduíche com frios e uma saladinha e corte em 4 pedaços para facilitar no momento da criança lanchar.

Iogurte e biscoitos

Outra opção para substituir o suco de frutas é o iogurte. Compre iogurtes naturais e bata com frutas, como morango. Selecione alguns biscoitos integrais salgados ou doces, como de leite e maizena, e coloque em um pote com tampa. Escolha uma fruta e complete a lancheira.

Fatia de bolo saudável

Sabia que dá para oferecer quitutes mais saborosos e, ainda assim, seguir uma receita saudável? Prepare bolos mais saudáveis para colocar na lancheira do seu filho. A ideia é trocar achocolatados por uma preparação com base em cacau, por exemplo. Você pode optar por fazer de cenoura, banana ou mix de grãos. Sempre com açúcares especiais (orgânicos ou outro de sua preferência). É possível muitas vezes trocar a farinha branca pela aveia ou farinha de trigo integral, ou até mesmo usar mais de uma opção.


Essas são algumas ideias de como preparar lanche escolar saudável. Considere o planejamento e o aproveitamento do que você tem em casa como grandes aliados para garantir a alimentação equilibrada da sua família.