text.skipToContent text.skipToNavigation
Pais-com-quantos-meses-o-bebê-pode-ir-à-praia---mobile.jpg

Pais: com quantos meses o bebê pode ir à praia

Viajar para a praia ou morar perto dela faz disso uma diversão garantida nos dias de calor. Mas e quando tem gente nova na família? Como saber com quantos meses o bebê pode ir à praia? Existem alguns critérios que devem ser respeitados e vamos mostrar como isso pode ser feito para que as férias em família sejam só alegria.

Com quantos meses o bebê pode ir à praia

Partindo da regrinha que diz que “bebês só podem usar protetor solar a partir dos 6 meses”, esse passa a ser o período inicial para o bebê começar a frequentar a praia. Porém, no início, será por curtos períodos, porque nessa idade o bebê ainda não anda e vai passar a maior parte do tempo sentado sob o guarda-sol e com a vigilância intensa dos pais, pois essa ainda é a fase oral do bebê e areia da praia é algo que papais ou mamães não gostariam de ver na boca de nenhum dos filhos. Vale lembrar que a primeira ida ao mar deve ser antecedida de uma visita ao pediatra. Só ele poderá dar a melhor indicação.

Protetor e guarda-sol

Filtro solar e guarda-sol são companheiros inseparáveis de quem frequenta a praia independente da idade que tenha e, no caso dos bebês, esses 2 itens são ainda mais necessários. Mas deixe para passar longos períodos na praia a partir de quando o bebê já saiba andar, o que deve ocorrer por volta de 1 ano (ou mais) de idade. Nessa fase o bebê poderá aproveitar melhor a praia e os pais terão mais formas de diversão em família, inserindo os bebês nas brincadeiras.

O sal do mar prejudica a pele do bebê?

Se a praia que você pretende ir está própria para banho, o bebê, a partir de 1 ano de idade, pode aproveitar o mar tranquilamente, pois a salinidade marinha contém micronutrientes que fazem bem à saúde.

Se os pais optarem por levar para a praia uma “piscininha” de plástico com água doce, é uma boa alternativa para os bebês se refrescarem. Mas é aconselhável trocar a água ao longo do dia, por causa do xixi que o bebê pode fazer nela. Afinal, a fase oral dos pequenos dura até os 18 meses. Uma boa dica é usar as fraldas para natação, já bem comuns no mercado, feitas especialmente para serem utilizadas na água.


Agora que você já sabe com quantos meses o bebê pode ir à praia, programe as férias e não se esqueça de levar guarda-sol, protetor solar e curta o passeio.