text.skipToContent text.skipToNavigation
Cuidados-com-o-bebê-saiba-como-cuidar-do-umbigo-do-recém-nascido-mobile.jpg

Cuidados com o bebê: saiba como cuidar do umbigo do recém-nascido

Os primeiros dias de vida do recém-nascido exige muitos cuidados. A delicadeza daquele ser tão pequeno e frágil envolve os pais em um clima de mimos e atenção que viram a noite. Entre amamentação e trocas de fraldas, saber como cuidar do umbigo do recém-nascido é uma das preocupações frequentes entre pais e mães. Siga essas dicas e tire de letra essa fase da vida do bebê.

Como cuidar do umbigo do recém-nascido

O umbigo (ou coto umbilical) do recém-nascido deve ser higienizado com álcool 70% no mínimo 3 vezes ao dia, sempre nas trocas de fralda e após o banho e higiene. Às vezes um pequeno sangramento é normal.

Utilizando um chumaço de algodão embebido em álcool, limpe delicadamente a base do cordão umbilical (a saída dele da barriga), retirando qualquer secreção ou vestígio de sangue. Quando o algodão escurecer, substitua por um novo e só termine a limpeza quando o algodão utilizado sair limpo e sem vestígios de nenhuma secreção. No decorrer do tempo, o coto umbilical vai ficando duro e escuro até chegar o momento de cair. Não se preocupe, essa mudança na cor e textura são normais e o tempo para ele cair varia muito de criança para criança, geralmente de 10 a 20 dias após o nascimento.

Se molhar o umbigo, não se preocupe

Não há problema se o umbigo do recém-nascido molhar durante o banho. O importante é, ao fazer a higienização, garantir que ele fique seco e limpo. Faixas, ataduras ou qualquer outra coisa que impeça o umbigo do recém-nascido de “respirar” não são aconselháveis. Quando colocar a fralda, garanta que o umbigo do bebê vai estar descoberto, pois é importante mantê-lo arejado para uma boa cicatrização.

Após a queda do umbigo

A higiene deve ser a mesma de antes, porque a cicatrização definitiva costuma ocorrer dentro de 7 dias. Algumas vezes pode ocorrer a formação do granuloma umbilical que produz uma secreção incômoda para o bebê e pode levar por volta de 28 dias (o chamado período neonatal) para a cura. Procure o pediatra da criança em caso de qualquer anormalidade.

Passada essa fase da vida do recém-nascido, muitas outras virão. Cólicas, nascimento dos primeiros dentinhos, a fase de engatinhar, as primeiras palavras, os primeiros passos. Tudo é descoberta e fascínio tanto para o bebê que está explorando o mundo, quanto para os pais.

Agora que você já tem algumas dicas sobre como cuidar do umbigo do recém-nascido, é só cobrir o pequeno de carinhos!