text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-tratar-assadura-de-bebê---mobile.jpg

Como tratar assadura de bebê

Assadura é um dos problemas de pele mais comuns nos bebês. Ela geralmente é causada pela mistura dos fatores clima quente e umidade, contato com urina e fezes e higienização pouco frequente ou incorreta. Algumas crianças também têm a pele mais sensível e podem ter problemas com o uso de fraldas descartáveis e lenços umedecidos. Mas como tratar assadura de bebê?

Creme contra assadura é tiro e queda

Quando o bebê já está com a pele irritada por esse problema, passar um creme contra assadura é muito importante, pois geralmente ele contém substâncias como óxido de zinco, retinol e vitaminas que ajudam a tratar a irritação.

Trocar e limpar o bebê com frequência

Para prevenir as assaduras, essa talvez seja a principal medida. A dica é nunca deixar o bebê com a fralda suja de fezes e deixar o mínimo de tempo possível com a fralda suja de urina.

Preferir água e sabonete a lenços umedecidos

Nessas trocas de fraldas, é importante lavar a criança com água e sabonete infantil e secar bem com uma toalha de algodão ou gaze. Os lenços umedecidos devem ser usados apenas quando não for possível lavar o bebê.

Deixar o bebê sem fralda sempre que puder

Em casa, é possível deixar a pele do bebê respirar e descansar um pouco do uso constante das fraldas descartáveis. Por melhor que seja a fralda que você use, ela sempre causará um pouco de irritação na pele do pequeno. Portanto, deixá-lo livre das descartáveis um pouco ou usar fraldas de pano pode ser uma boa opção.

Usar talco ajuda a prevenir

Passar talco infantil na pele do bebê logo após o banho pode ajudar a manter a região sequinha, livre da umidade, por mais tempo.

Se o seu filho continuar sofrendo com esse problema mesmo depois de aprender e aplicar essas dicas sobre como tratar assadura de bebê, o mais indicado é procurar um pediatra. Só ele poderá avaliar os fatores que podem estar causando a irritação na pele da criança. A alimentação, o uso de medicamentos ou alguma alergia não identificada podem ser a causa da assadura. Portanto, fique de olho!