text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-tirar-a-fralda-do-bebê-mobile.jpg

Como tirar a fralda do bebê: melhores técnicas

Um dos primeiros sinais de crescimento do bebê é quando ele manifesta a percepção de si mesmo. Sabe o que é sede, fome, o motivo da fralda estar molhada, todo isso é sinal de que a criança já identifica alguns acontecimentos da sua rotina, ou seja, pode ser que esteja na hora de deixar a fralda. Veja agora como tirar a fralda do bebê.

Como tirar a fralda do bebê

Existe o troninho e o adaptador para vaso sanitário. Fica a critério dos pais qual a melhor escolha para o seu filho aprender a usar o banheiro e deixar as fraldas. Existe uma variedade de troninhos coloridos e visualmente atraentes para motivar as crianças a usá-los. Os adaptadores de vaso sanitários já fazem a transição automática da criança para um banheiro de adultos, bastando apenas eliminar o uso do adaptador com o tempo.

Quando tirar a fralda do bebê

Algumas crianças chegam nessa fase aos 2 anos de idade (outras antes ou depois). Não há uma data precisa de quando realizar a transição da fralda para o uso de troninho ou vaso sanitário adaptado, o que os especialistas indicam é observar, antes de qualquer coisa, o comportamento das crianças.

Quando elas derem os primeiros sinais de que percebem que estão prestes a urinar ou evacuar, é chegado o momento de tentar tirar a fralda. Pergunte esporadicamente (mas sem pressionar) se a criança quer fazer xixi e mostre o troninho de vez em quando, lembrando como é legal fazer xixi ou cocô ali. Comece com intervenções diurnas. à medida em que a criança for espontaneamente ao penico (ou banheiro) ou chamar para fazer xixi, por exemplo, vá prolongando o período sem fraldas.

O verão é a época mais indicada para realizar o desfralde, pois a possibilidade de usar pouca roupa torna-se uma aliada.  Nos dias mais quentes, você pode até mesmo deixar o pequeno de cuequinha ou calcinha, pois assim fica mais fácil limpar em caso de algum imprevisto.

Desfralde noturno

Já o desfralde noturno demora um pouco mais. Primeiramente reduza a ingestão de líquidos nas horas próximas de dormir. Antes de ir para cama, é importante que a criança faça xixi ou cocô de acordo com a necessidade. Até os 4 ou 5 anos de idade é normal a criança usar fralda apenas para dormir, mas com o tempo ela própria aprende a levantar para fazer xixi e voltar para a cama se não for a hora de levantar.

Acidentes acontecem

Não vai ser logo “de primeira” que o seu bebê vai pedir para ser posto para fazer xixi. Até que ele se acostume, vão ocorrer alguns incidentes e, se a criança se molhar, haja com paciência. Cada um tem o seu tempo de amadurecer. O adulto responsável deve observar o comportamento da criança, porque, muitas vezes, para não parar de brincar, ela vai dar sinais de que chegou o momento de ir ao banheiro, mas não verbalmente.

Quando procurar ajuda

Se a sua criança já tem mais de 5 anos e faz xixi na cama toda noite, pode ser o caso de uma enurese noturna, que é a falta de controle para fazer xixi durante a noite. Apenas exames clínicos podem diagnosticar se há algum problema com a demora em deixar as fraldas, mas, de vez em quando, é normal que isso aconteça.