text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Descubra qual a melhor cadeira para auto para o seu bebê

Muitos pais de primeira viagem têm dúvida sobre a lei da cadeirinha de auto e acabam se complicando na hora de comprar esse item do enxoval. Na verdade, acertar na compra é mais simples do que parece. As opções variam de acordo com o peso e altura da criança e, a partir daí, a escolha da melhor cadeira para auto vai depender do que será mais prático e confortável para o seu filho e para a sua rotina.

Bebê conforto - de 0 a 9/13 kg

O bebê conforto é ideal para recém-nascidos e o peso limite varia de 9 a 13 kg, dependendo do fabricante. De acordo com a lei da cadeirinha, ele deve ser colocado virado de costas para o banco da frente do carro. O cinto de segurança deve ter, no mínimo, 3 pontos, mas os de 5 são os mais seguros.

Uma das principais vantagens do bebê conforto é que, além de cadeirinha para auto, ele serve para muitas outras coisas: para o bebê dormir, para levá-lo a um restaurante, ficar confortável enquanto está acordado, etc.

Como ele tem muitas utilidades, é comum os pais não desgrudarem do bebê conforto nos primeiros meses. Assim, vários modelos já vêm com base para carro, o que facilita na hora de colocar e tirar o bebê do veículo.

Outra grande vantagem é a opção travel system. Esses modelos encaixam no carrinho e você nem precisa acordar seu filho na hora de sair do carro. Uma maravilha, não?

A parte ruim é que ele pode ser usado por menos tempo que uma cadeirinha para auto. Enquanto o bebê conforto suporta até 13 kg, as cadeirinhas para recém-nascidos duram até 18 ou 25 kg.

E qual a melhor cadeira para auto?

As cadeiras para auto se dividem em quatro principais faixas de peso. Mas é bom ficar atenta também à altura limite, pois a cabecinha da criança deve estar sempre bem apoiada.

De 0 a 18/25 kg

Pode ser usada por recém-nascidos até completarem 18 ou 25 kg, dependendo do fabricante. Assim como o bebê conforto, ela deve ser colocada no banco traseiro virada para trás até o bebê completar um ano de idade. Depois é preciso virá-la para frente.

Como os bebês são ainda muito pequenos nessa fase, é comum os pais investirem em itens que reforcem conforto e segurança, como: assento redutor, encosto reclinável, cinto de segurança com 5 pontos,  protetores de ombro e pernas, etc.

O principal benefício dessa cadeirinha para auto é que ela pode ser usada por mais tempo que o bebê conforto.

De 9 a 18/25 kg

Essa cadeirinha é indicada para crianças maiores de um ano de idade que tenham a partir de 9 kg, até alcançarem os 18 kg, com aproximadamente 3 anos.

Por ser a opção intermediária de tamanho, ela é a melhor cadeira para auto para manter crianças nessa faixa de idade em uma posição mais confortável.

De 9 a 36 kg

A vantagem dessa cadeirinha é que ela pode ser usada por mais tempo que todas as anteriores, desde os 9 até os 36 kg. Acontece que, por acomodar crianças de tamanhos tão diferentes, ela acaba sendo menos confortável para os bebês menores. Por isso, muitos pais usam o bebê conforto nos primeiros meses e só depois essa cadeirinha.

Se o seu filho for ainda muito pequeno, prefira os modelos que têm o assento redutor ou almofada. Como você usará essa cadeirinha por muito tempo, vale a pena investir nos modelos que tenham mais acessórios e opções de ajustes para o seu filho ficar sempre seguro e confortável.

Outra dica é que alguns modelos permitem a retirada do encosto para serem usados como assento de auto quando as crianças já estão grandinhas.

De 15 a 36 kg

Recomendada para crianças maiores, a partir dos 3 ou 4 anos até os 12, essas cadeirinhas de auto podem ser de três tipos: assento para auto, cadeirinha com encosto ou os dois juntos.

A cadeirinha com encosto funciona da mesma forma que a anterior, porém costuma ser mais simples. Já o assento para auto, também chamado de assento de elevação ou booster, serve apenas para que a criança alcance a altura correta e consiga usar o cinto de segurança do carro.

Mas fique atento! Esse modelo só deve ser usado em carros que tenham a proteção para cabeça, caso contrário, você deve escolher as cadeiras de auto com encosto. Há ainda a opção dois em um que é só retirar o encosto para usá-la como assento de auto.

De acordo com a lei da cadeirinha, a partir de 7 anos e meio as crianças já podem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança.

E aí, já sabe qual a melhor cadeira para auto para o seu filho?