text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-Fazer-Papinha---mobile.jpg

Como fazer papinha

A partir dos 6 meses o bebê já pode comer sólidos. Fazer a papinha em casa é mais saudável por proporcionar uma comida sempre fresquinha para o pequeno. É possível aprender como fazer papinha caseira tão saborosa e nutritiva quanto as versões compradas e que forneça todos os nutrientes necessários para crescer com saúde. É possível congelar porções de papinha em potinhos ou cubos de gelo para depois serem aquecidas e servidas.

Por que a papinha?

Os bebês possuem um sistema digestivo imaturo, por isso é interessante começar a introdução de novos alimentos na dieta do bebê pelas papinhas de frutas. Banana, maçã, mamão ou pera. Nessa fase inicial, o bebê ainda mama e as papinhas de frutas devem ser dadas entre uma mamada e outra como se fosse um lanche para o bebê. Dê uma fruta de cada vez para sentir a reação do organismo do bebê para cada papinha.

Amassar e raspar, veja como fazer papinha

A receita de como fazer papinha de frutas envolve basicamente amassar ou raspar a fruta com uma colher. A papinha de banana ou mamão é feita com uma das frutas amassada com o garfo e servida com uma colher apropriada para bebês que tem a porção certa para cada bocado de papinha.

A papinha de maçã ou pera é feita com uma colher usada para raspar a fruta e retirar a polpa e servir ao bebê. Vale lembrar que bebês com intestino preso serão bastante beneficiados pela papinha de mamão.

Papinha salgada

A papinha salgada pode ser introduzida na alimentação dos bebês um pouco depois do bebê já comer as papinhas de frutas. Legumes cozidos com o mínimo de sal e amassados com o garfo são a fórmula ideal para alimentar os bebês nessa fase. Os legumes devem ser cozidos junto com a carne que deve ser descartada na hora de servir.

Papa de caldo de carne:

- 1 pedaço pequeno de carne magra tipo coxão duro ou músculo;
- 1 cenoura;
- 1 chuchu;
- Água filtrada.

Corte a carne em cubinhos e refogue em uma panela com um pouco de azeite extravirgem. Acrescente uma pitada de sal e, quando a carne começar a dourar, acrescente a cenoura e o chuchu descascados e cortados em pedaços pequenos. Cubra com água filtrada e cozinhe, com tampa, em fogo baixo até que os legumes estejam moles. Retire a carne e amasse os legumes com um garfo. O mesmo pode ser feito com diversos outros legumes. Sirva com uma colher quando a papinha estiver morna.

Rende de 2 a 3 porções.


Papa de caldo de frango

- 100 gramas de peito ou coxa de frango;
- 1 abobrinha;
- 1 cenoura;
- 1 batata;
- Água filtrada.

Corte o frango em cubos, aqueça azeite extravirgem em uma panela e refogue até que mude de cor. Acrescente abobrinha, batata e cenoura descascadas e cortadas e uma pitada de sal. Cubra com a água filtrada e cozinhe lentamente até os legumes amolecerem. Retire o frango, amasse a mistura restante com um garfo. Bata no liquidificador se preferir (nesse caso não será necessário descartar o frango que ficará triturado e incorporado aos outros ingredientes).

Rende de 2 a 3 porções.

Saber como fazer papinha de bebê é uma etapa que faz parte da relação entre pais e filhos e que traz a qualidade para o alimento e o carinho familiar para a refeição. Não se esqueça de escolher uma cadeira de alimentação bem confortável para que o bebê tenha ótimos momentos ao fazer as suas refeições.