text.skipToContent text.skipToNavigation
Pais-de-primeira-viagem-como-dar-banho-em-bebês-mobile.jpg

Pais de primeira viagem: como dar banho em bebês

A hora do banho é um momento único, um dos meios de fortalecer um laço de amor entre seu filho e você. O bebê merece total proteção, conforto e segurança. O contato é especial e, por isso, os pais de primeira viagem se sentem com dúvidas em relação a esse momento. Confira algumas dicas de como dar banho em bebês!

Banheiro infantil ideal

A dúvida cruel sempre tem relação com a banheira, até porque ela precisa ser segura para o bebê e prática para os pais. Então, antes de comprar o modelo mais bonito, é preciso realmente saber se ela será funcional. Além de ver o tamanho ideal, é preciso saber se ela possui uma parte elevada para que o bebê tenha mais um apoio para não escorregar. Para os primeiros meses de vida, é bacana ter uma cadeirinha redutora de profundidade ou uma redinha, para que o bebê possa ser acomodado.

Banheiras grandes são ótimas, mas exclusivas para espaços maiores. Se o banheiro for pequeno, é possível acomodá-la em outro cômodo, como o quarto. E sempre que possível, coloque-a em cima de um suporte ou cômoda, regulando de acordo com a sua altura, para evitar de carregar peso sem necessidade.

Um modelo que tem feito bastante sucesso são as banheiras com trocadores. Além de práticas, oferecem versatilidade extra, concentrando 2 itens do quartinho do bebê em um só.

Para viagens ou passeios à distância, a banheira infantil dobrável ou inflável é uma ótima opção para os papais. Ela deve ser bem sequinha para evitar fungos.  

Temperatura da água

A pele do bebê é bem mais sensível que a nossa, portanto a temperatura que pode ser confortável para você, pode ser muito quente para ele. Por isso, a água deve ser morninha. Para medir a temperatura, basta misturar um pouco de água fria com água quente e sentir a temperatura com seu pulso ou cotovelo, que são as partes mais sensíveis do ser humano.

Depois, acomode-o aos pouquinhos, colocando água sobre a barriguinha e banhando-o delicadamente. Brinque, cante e distraia seu pequeno até que ele se acostume com essa hora deliciosa.

Itens de higiene

Os itens de higiene são básicos, como sabonete e xampu neutro. Bebês não possuem tanta oleosidade no couro cabeludo, por isso o xampu se torna dispensável até certa fase. A quantidade é mínina e apenas para lavar rapidamente a cabecinha. O sabonete também.

Utilize sempre produtos hipoalergênico e específicos para bebês. E, ao lavá-lo, dê atenção para a região da fralda, axilas, pescoço, orelhas, dobrinhas, mãos e pés (incluindo entre os dedos). Para sujeirinhas em volta dos olhos, utilize um algodão umedecido e retire devagar, com delicadeza.

Tenha tudo em mãos para evitar deixar o bebê sozinho enquanto corre para buscar um item que esqueceu. Isso inclui também a roupinha, toalha com capuz, fralda, pomada, escovinha de cabelo e uma toalhinha. Isso irá organizar a sua rotina e terá um momento muito mais tranquilo.

Quantos banhos por dia?

Quando bem pequenos, os bebês não necessitam de banhos diários, só basta caprichar na limpeza das mãos (que eles vivem colocando na boca), do rosto, de suas dobrinhas e genitais, para evitar assaduras e outros problemas. Ah, se for recém-nascido, atenção especial ao umbiguinho, até que ele seque bem e caia o coto. Vale lembrar que a escolha da frequência dos banhos é um item opcional. A melhor dica é consultar o pediatra da criança para tomar a melhor decisão.

Descobrir como dar banho em bebês é uma aventura gostosa. Não perca essa experiência por nada!