text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-para-o-seu-primeiro-dia-na-faculdade---mobile.jpg

Dicas para o seu primeiro dia na faculdade

A chegada à universidade é um dos momentos mais esperados pelos jovens recém-saídos do Ensino Médio. É importante saber que a dinâmica da faculdade é diferente da dinâmica do colégio, por isso mostraremos algumas dicas para o seu primeiro dia na faculdade.

Material

Como no primeiro dia de aula você não sabe o que esperar da sua nova experiência, é importante que você leve o básico para poder usar em qualquer aula. Mochila, estojo, canetas, lápis, um caderno para as anotações iniciais e, caso o curso distribua material didático, as apostilas. Não precisa exagerar na quantidade do material no primeiro dia, pois normalmente ele é dedicado aos trotes.

E por falar em trote

Se você está na dúvida se vai ter trote ou não, a dica é sempre levar uma roupa reserva para trocar se for preciso, tanto para substituir a suja quanto para ser colocada quando o trote acontecer. Cada curso tem a sua própria política sobre o trote, mas como geralmente não é algo inesperado, há tempo para se arrumar para a situação.

Com o passar do tempo, as instituições têm ficado mais atentas ao momento do trote. As brincadeiras vão desde gincanas e pedágios em semáforos próximos à faculdade - com o objetivo de levantar dinheiro para rodadas de chopp, por exemplo - , até o trote social, em que o esforço dos calouros é recompensado com algum tipo de movimento solidário em asilos, orfanatos e ONGs. O que vale é o clima da brincadeira, mas, caso você note algo fora do aceitável, não hesite em informar à sua faculdade.

O que vestir?

A roupa é algo que sempre levanta o questionamento dos marinheiros de primeira viagem, pois não se sabe se deve ir muito arrumado ou não e como se portar nesse momento. Se você vai direto do trabalho, não tem segredo, mas, se não for esse o seu caso, procure investir sempre em itens confortáveis e versáteis, ou seja, que funcionem no happy hour ou evento social que possa acontecer depois.

Amigos

A faculdade é um dos lugares mais interessantes para se fazer amigos. Isso porque, ao mesmo tempo que você vai conhecer gente de todo tipo, um show de diversidade mesmo, vai encontrar uma turma que tem afinidade com a profissão que você escolheu. Isso, acredite, será muito importante em sua futura rede de contatos profissional.

Mesmo que no primeiro dia de faculdade você ainda não conheça ninguém que irá compartilhar com você esse período de aprendizado, isso não é motivo para se isolar em seu canto. É hora de fazer novos amigos e conhecer os seus companheiros dos próximos anos de estudos e de vida.

Horários

Ao contrário do colégio, as universidades dão ao aluno uma liberdade bem maior de horários, mas em troca cobra comprometimento e empenho. Cada professor tem seu próprio estilo de aula e de conduzir as relações com os alunos, por isso aproveite os primeiros dias para conhecer os novos professores e compreender como funciona esse novo nível de liberdade adquirida.

O primeiro dia de faculdade é um momento especial na vida de todo estudante e deve ser aproveitado de todas as maneiras. Então, arrume a sua mochila e aproveite.