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Cuidando das crianças: lanches saudáveis para escola

O que os pais mais precisam na hora de preparar lanches saudáveis para escola é boa vontade e criatividade. Hoje em dia, são muitas as opções para evitar a repetição e oferecer lanchinhos menos calóricos e industrializados. E isso não quer dizer que você terá mais trabalho no dia anterior. Muito pelo contrário. Fique de olho nas sugestões e inspire-se na hora de montar a lancheira da turma!

Lanches saudáveis para escola: aprenda e organize-se

A composição do lanche deve ter essa base: uma fonte de proteína (animal ou vegetal), fruta ou legume e carboidrato. Além disso, insira também uma bebida natural.

Envolva seu filho na montagem do lanchinho e peça a opinião dele. Assim você garante o interesse da criança por uma alimentação mais balanceada e aguça o paladar para o dia seguinte.

As frutas e legumes da estação são mais baratos e possuem menos agrotóxicos. Se possível, escolha alimentos orgânicos. Prefira frutas que possam ser enviadas com casca, evitando a perda de vitaminas e escurecimento após o corte.

Em relação às bebidas, acostume seu filho com a água mineral. Para variar, água de coco. Ao enviar sucos, o melhor é preparar antes de sair de casa. Se não for possível, uma dica é congelar o suco em forminhas de gelo, colocando os cubinhos na garrafa térmica. A bebida irá descongelar aos poucos e estará pronta para beber até a hora do lanche.

Prefira pães, bolos e biscoitos integrais, multigrãos ou sem glúten. Se possível, faça você mesmo esses alimentos. Um bolinho caseiro vai ser muito mais saboroso e saudável do que um bolo industrializado.

Varie as opções de proteínas: ricota, requeijão, patês e pastinhas caseiras, rolinhos de queijo, queijo em cubinhos, iogurte.

Evite pães brancos, bisnaguinhas, biscoitos recheados, salgadinhos, sucos de caixinha, refrigerantes e achocolatados. Produtos como esses são ricos em açúcares, conservantes, gorduras e com pouco ou nenhum valor nutricional.

Sugestões de lanches

  1. Porção de morangos + pãozinho integral com queijo minas + água de coco
  2. Manga picadinha + bolo de cenoura caseiro + água mineral
  3. Tomate cereja + torrada multigrãos com geleia natural + ovos de codorna + suco de laranja
  4. Cenourinhas baby + pastinha de queijo + banana + mate natural sem açúcar
  5. Milho cozido + rolinho de queijo + pera + suco de maçã
  6. Uvas passas com castanhas + tapioca com queijo + suco de melancia
  7. Salada de frutas + iogurte com mel e granola + biscoitos caseiros  

Pronto! Com essa base, você já consegue preparar lanches saudáveis para escola do seu filho.