text.skipToContent text.skipToNavigation
Utensílios-de-cozinha-diferentes-para-inovar-nos-itens-básicos_MOBILE.jpg

Utensílios de cozinha diferentes para inovar nos itens básicos

Morar sozinho ou dividir sua casa com alguém é um momento de muita expectativa, de novos planos e realizações. Sabendo a decoração, é hora de listar os itens mais importantes da sua cozinha. Afinal, se você gosta de cozinhar, quer impressionar os amigos e a família, deverá passar uma boa parte do tempo nesse ambiente e vai precisar de vários utensílios de cozinha diferentes. Vamos colocar a mão na massa?

Liquidificador

Certamente você vai precisar dele no preparo de um bolo ou torta rápidos, vitaminas, sucos, cremes, etc. Portanto, não dispense esse item! E, para dar aquele toque diferenciado, próprio para quem curte ir para academia, os mini blenders são perfeitos. São aqueles liquidificadores que você prepara sua bebida e a leva pronta sem necessidade de trocar de copo. Mais prático impossível. Outra dica são os modelos tradicionais que têm filtro para caroços de frutas.

Micro-ondas

O micro-ondas é aquele item indispensável da lista. Serve não só para preparar aquela pipoca, mas também para descongelar e preparar peixes, carnes e aves,  além de preparar aquela comidinha rápida quando a fome bate. Os fabricantes têm investido em novidades que vão além do convencional. Se você curte aquela camada douradinha e crocante em lasanhas, por exemplo, invista em um modelo com grill. É essa função que vai dar um toque especial para seus pratos. Já ouviu falar que alguns modelos não precisam de prato giratório? É uma dica e tanto para ter mais espaço interno e, assim, trabalhar melhor suas receitas. Para completar, modelos que vêm com panela para cozinhar a vapor são os mais indicados para quem curte comidas saudáveis.

Jogo de panelas

Desde frigideiras a panelas para sopas, arroz e feijão, um bom jogo de panelas é composto por pelo menos 6 itens. Alguns vêm com leiteira para ferver a água, o leite e preparar aquele cafezinho no coador. Opte pelas de inox, pois são mais resistentes, duram bastante tempo e são fáceis de limpar.

Panela de pressão

Quer preparar alimentos de forma rápida e prática? Tenha uma panela de pressão em casa! Esse item é fundamental, por exemplo, para fazer aquele feijão gostoso ou cozinhar carnes mais firmes. Dentre suas características mais importantes, estão o fato de preparar os alimentos de forma mais saudável, com menos perda de nutrientes e a economia de tempo e gás. Uma novidade recente que veio ao mercado é o modelo elétrico. Ele é bem mais seguro do que o modelo tradicional. Sem falar na praticidade, pois você não vai precisar ficar de olho no fogão. Sua versatilidade também é um diferencial, você vai poder usar sua panela de pressão elétrica para várias receitas, como arroz, legumes e até pizza!

Tábua

Para cortar legumes, carnes e frios, preparar temperos, etc. As tábuas de silicone, plástico e vidro são mais fáceis de limpar. As de vidro ainda têm a vantagem de não passar nenhum odor para outros alimentos. É só lavar e secar.  

Para quem prefere as de madeira, uma dica: deixá-las penduradas na paredes, além de decorar a cozinha, é o melhor jeito de guardá-las, pois essa posição facilita a ventilação e diminui a possibilidade de gerar fungos. Ah, elas  não podem ficar em gavetas.

Um detalhe importante: o ideal é ter uma tábua para frango e outra para legumes, pois o frango é um dos alimentos que mais contém bactérias. Além disso, você evita misturar odores e sabores, sem ter que lavar a tábua quando usar os 2 tipos de ingredientes em uma receita. E que tal usar materiais ou cores diferentes para não confundir entre uma e outra?

Conjunto de facas

Para cortar carnes, legumes, peixes e aves. Existem conjuntos com 5, 6 facas, cada uma para um tipo de alimento. Mantenha-as bem amoladas e, na hora de escolher, lembre-se que as de cerâmica são duradouras, leves, higiênicas e dificilmente precisam ser amoladas e, se você investir em cores diferenciadas, ainda dá um toque especial para a sua decoração.

Faqueiro, pratos e xícaras

Obviamente você vai precisar de um bom faqueiro, que você encontra de 24 a 130 talheres, e a escolha depende da sua necessidade. Um faqueiro de 130 peças é bem completo e útil quando você planeja receber amigos e familiares em sua casa. Caso contrário, um de 24 peças (com 6 colheres, 6 garfos, 6 facas e 6 colheres de sobremesa) já está de bom tamanho. Os de inox são uma das opções mais escolhidas, pois além do visual diferenciado, eles podem ser lavados na máquina e têm maior durabilidade.

O mesmo vale para um jogo de pratos. Para escolher, sempre tenha em mente a quantidade de pessoas que podem surgir em sua casa. As xícaras e pires também são bons utensílios. Vai que alguém aparece para tomar um cafezinho?

Espátulas, conchas, pegador de salada e macarrão, escumadeira e outros

Se for cozinhar, será preciso alguns instrumentos, como espátulas, conchas, pegador de saladas, escumadeira, batedor de bolo, etc. A dica aqui é investir em cores diferentes até para ajudar a organizar. A lista de itens é grande, mas esses são os mais básicos. Ah, e não esqueça de um abridor de latas, viu? Os modelos elétricos ainda facilitam e agilizam a preparação de suas receitas.

Potinhos plásticos e formas

São perfeitos para organizar a sua geladeira da melhor forma, armazenando os alimentos e comidas que você preparar. É possível encontrar potes de inúmeras cores, tamanhos, formas, mas você deve ficar de olho ao material que eles são feitos. Os de vidro são os mais recomendados, pois não liberam nenhuma substância quando aquecidos, além de não deixarem aromas nos alimentos. Os de plástico podem servir para organizar os mantimentos, como arroz, feijão, farinha, etc.

As assadeiras (ou formas) de metal também são itens importantes em sua cozinha. Existem também as de silicone que, mesmo aquecidas, não derretem e são fáceis de limpar. A escolha só depende de você.

Agora que você já sabe o que é mais importante em sua cozinha, que tal ir às compras?