text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-afiar-facas-de-forma-prática---mobile.jpg

Como afiar facas de forma prática

Você já tentou imaginar um desenhista usando um lápis sem ponta para produzir sua arte? Ou um escultor sem as ferramentas adequadas? O mesmo vale para quem cozinha, seja em casa, seja em um restaurante. E entre os itens que merecem maiores cuidados estão as facas. Mas como afiar facas? Ao escolher o afiador de facas que se adapte melhor a você, a tarefa será cumprida de forma prática.

Existem algumas opções de afiadores de facas, dos mais rústicos aos mais modernos. A pedra de amolar está na linha dos rústicos. Se for a sua opção, a primeira coisa a fazer é encharcar a pedra, que deve ficar submersa em água limpa por pelo menos 5 minutos. Depois, é importante escolher o lado da pedra a ser usado. Se a faca passa por constantes afiações, opte pelo mais liso.

Como afiar facas: o ângulo certo

Agora, posicione a faca em um ângulo de aproximadamente 30 graus (imagine que vai tirar uma fatia fina da pedra) e empurre sobre a pedra a partir da ponta para o cabo. Repita esse movimento várias vezes e dos 2 lados do fio. É o atrito da lâmina sobre a pedra que vai deixar a faca afiada. Uma alternativa é o esmeril, que nada mais é que uma pedra de amolar em formato circular e movido por motor ou pedal. Nesse caso, o ângulo deve ser de 45 graus.

Afiadores modernos

Aqui também há uma variedade de opções para ajudar você a afiar facas de forma prática. O afiador de facas manual é uma solução simples e fácil de usar. Basta posicionar a faca no vão indicado, segurar com firmeza e puxar pelo menos 3 vezes a partir do cabo para a ponta. Há modelos que permitem afiar facas e também tesouras. Outros são específicos para facas serrilhadas.

O top no universo dos afiadores de facas é o elétrico. Leve, pequeno e de fácil operação, alguns têm ventosas na base, o que dá firmeza no momento da afiação. Ligue na tomada, acione o botão e siga as etapas indicadas pelos fabricantes. O resultado é profissional!

Se você possuir facas de cerâmica, o mercado já oferece afiadores específicos para essa linha, tanto manuais quanto elétricos.

Agora que você já sabe como afiar facas, atenção! Qualquer que seja o método escolhido, você deve ter muito cuidado para não se cortar durante ou depois da afiação.