text.skipToContent text.skipToNavigation
m_cozinha_01.jpg

Saiba como organizar uma cozinha funcional

Como organizar uma cozinha funcional, principalmente quando o espaço é pequeno? Com alguns móveis, organizadores e ideias simples e baratas, uma cozinha perfeita, do jeitinho que você gosta e com todos os utensílios sempre a mão pode estar mais perto do que você imagina.

Como organizar a cozinha dos seus sonhos

Nada de exageros

 

Se sua família não é tão grande ou, ainda, se você passa boa parte do dia trabalhando e não tem muito tempo para cozinhar, o ideal é ter apenas um jogo de panelas. Faltou espaço? Pendure-as em ganchos, de preferência ao lado do fogão, podendo ser em cima da pia também. O mesmo pode ser feito com canecas e alguns utensílios. Pense ainda em uma estante ou armário para guardar copos, xícaras, pratos e travessas. A ideia é não acumular.

 

Eletrodomésticos que não podem faltar

 

Fazer uma lista de eletrodomésticos essenciais [Link para artigo “Eletrodomésticos essenciais para sua casa”] é o primeiro passo para reduzir e economizar, principalmente se eles também fizerem parte da decoração de sua cozinha. Os mais comuns são: fogão, geladeira, liquidificador e micro-ondas. Separe os que serão mais usados, se você faz suco no liquidificador todos os dias pela manhã, deixe-o bem pertinho em um balcão. Sua batedeira é usada geralmente uma vez a cada seis meses? Um bom lugar no armário para guardar os menos usados pode evitar que o pó acumule.

 

Embaixo da pia

 

Uma boa solução para organizar bem a cozinha e aproveitar o espaço embaixo da pia é colocar as panelas em pilhas, organizadas por tamanho, com as tampas ao lado. O mesmo serve para assadeiras e formas variadas.

 

Organizadores

 

Separe a gaveta mais próxima ao fogão para colocar todos os talheres de uso comum. Garfos, facas e colheres (de sopa, de chá, de café) podem ficar separados por organizadores plásticos se sua gaveta superior não contar com esse acessório. Dessa forma, nada ficará espalhado.