text.skipToContent text.skipToNavigation
Na-cozinha-como-usar-panela-de-pressão-elétrica---mobile.jpg

Na cozinha: como usar panela de pressão elétrica

Elétrica ou não, a principal vantagem de usar uma panela de pressão é a praticidade em função da redução no tempo de cozimento dos alimentos. Se a panela é elétrica, o desligamento automático dispensa ter que ficar de olho no preparo e não há barulho nem muito vapor que ficam no ambiente com os cheiros da cozinha. Aprenda agora como usar panela de pressão elétrica .

Ajustes iniciais

Basta selecionar o modo “pressão”, digitar o tempo de cozimento que você quer após a panela pegar pressão e tampar. Mesmo que você saia de casa e volte muitas horas depois, a sua comida vai estar pronta e quentinha! É impossível utilizar a panela de pressão elétrica sem configurar o tempo de preparo, ou seja, quando o tempo indicado acabar, ela desliga automaticamente para bloquear a continuidade  do cozimento e fica no modo “manter aquecido”.

Itens de segurança

A panela elétrica de pressão tem uma trava de segurança na tampa que impede a sua abertura enquanto tem pressão dentro dela. Possui também cobertura antibloqueio de vapor para que nada aconteça caso algum alimento bloqueie a válvula de alívio de pressão. Além disso, existe um dispositivo automático de alívio de pressão que é ativado quando a panela atinge pressão e temperatura máximas.

Outras funções para usar panela de pressão elétrica

Fritar: Doura e sela o alimento através do cozimento em temperatura alta.

Refogar: Amolece vegetais rapidamente.

Molho: Utiliza uma temperatura mais baixa para finalizar o cozimento e alcançar a textura desejada nos molhos.

Manter aquecido: Mantém a comida aquecida por até 12 horas. Muito bom para adiantar o almoço ou manter sopas e caldos quentes.

Timer

Caso a sua panela de pressão elétrica não tenha todas as funções que você precisa, não se preocupe, é possível utilizá-la apenas programando o timer, que é o tempo de preparo de acordo com a receita. Outra boa sugestão é usar as funções pré-programadas para alimentos similares, como, por exemplo, cozinhar grãos na função “Feijão”.

Depois desse guia de como usar a panela de pressão elétrica, é só sugerir para a família a inclusão dessa panela na lista de presentes.