text.skipToContent text.skipToNavigation
m_pressao_img_01.jpg

Como escolher a melhor panela de pressão?

Sabia que a panela de pressão cozinha até três vezes mais rápido que uma panela comum? Assim, além de tempo, ela economiza gás e ainda preserva melhor os nutrientes dos alimentos. Mas a panela de pressão precisa ser comprada separadamente de um conjunto de panelas comum. Portanto, se estiver de olho em uma, veja algumas dicas que vão ajudar na escolha da melhor panela de pressão para sua casa.

Selo Inmetro

A primeira coisa a fazer é checar se a panela que você gostou tem o selo Inmetro. Ele é obrigatório em todas as panelas e deve aparecer sempre na ficha técnica. Portanto, você só terá que seguir as instruções básicas para usar sua panela tranquilamente, sem nenhum risco de acidentes.

Material

A panela de pressão pode ser de alumínio ou inox. As panelas de alumínio apresentam aquecimento rápido e homogêneo, porém é comum ficarem com algumas manchas ao longo do tempo.

Já a panela de pressão de inox é mais resistente e durável, ela não oxida, distribui melhor o calor e ainda pode ir à lava-louças.

Para facilitar a limpeza, a panela de pressão pode contar com revestimento interno antiaderente que evita que os alimentos grudem no seu interior.

Elas também podem ter fundo triplo (com alumínio entre as camadas de aço inox) que deixa o cozimento mais rápido, diminui o gasto de energia e mantém os alimentos aquecidos por mais tempo.

Fechamento

A tampa da panela de pressão pode ter fechamento interno ou externo. A primeira é a que a maioria das pessoas está acostumada. Já a segunda é mais prática para encaixar, por isso fica mais fácil na hora de abrir, fechar e também retirar os alimentos. Outro benefício do fechamento externo é que ele acelera o tempo de cozimento.

Recursos extras

Além de todos os itens essenciais e obrigatórios pelo Inmetro, é comum encontrar recursos extras que dão mais segurança e conforto para quem está cozinhando. Por exemplo, existem janelas, válvula e travas extras para impedir qualquer risco de acidente. Para você ter uma ideia, é possível encontrar panelas com até 5 sistemas de segurança!

Como muita gente não sabe o momento certo que pode abrir a panela, outro item muito útil é o indicador de pressão. É muito simples: quando ele está levantado, ainda existe pressão interna e quando ele abaixar, você já pode abrir a panela.

Outro recurso muito procurado é o sistema de descompressão, ou seja, um sistema que facilita a retirada da pressão interna. Assim, não é preciso usar truques, como colocar a panela embaixo d´água, nem usar um garfo para levantar o peso e facilitar a saída da pressão.

Por último, os cabos também podem vir com dispositivos que reforçam o fechamento da panela ou botões que facilitam a abertura e fechamento da tampa, entre outras facilidades.

E aí, já sabe qual é a melhor panela de pressão para sua casa?