text.skipToContent text.skipToNavigation
m_multi_img_01.jpg

Como cozinhar: acerte no multiprocessador

Um dos aparelhos que mais ajuda os cozinheiros sem experiência no fogão é o multiprocessador de alimentos. Afinal, cortar bem os ingredientes é uma parte muito importante para quem ainda está aprendendo como cozinhar. Porém, como existem muitos modelos disponíveis, sempre vem aquela dúvida: o que devo levar em conta na hora de escolher um para mim?

Acertar na escolha facilitará ainda mais o seu dia a dia na cozinha, economizando tempo sem comprometer a qualidade da comida. É preciso entender, antes de tudo, que você deve observar principalmente o tamanho do aparelho. Por mais que ele seja top de linha, se for grande, poderá ocupar um espaço desnecessário e acabar atrapalhando ao invés de ajudar. Porém, avalie a sua necessidade. Por exemplo: existem alguns multiprocessadores mais completos em que é possível bater massas, substituindo, assim, o uso de uma batedeira.

Saiba alguns pontos que você deve levar em conta na hora da escolha:

Necessidade

Veja direitinho para o que você mais precisa. Se for para fazer tarefas mais simples, como apenas fatiar e cortar alimentos, não tem necessidade de comprar um produto muito potente. Mas se você for usar mais para ralar as coisas, como queijos e cenouras, por exemplo, além de fazer massas, procure pelos mais potentes.

Tamanho do copo

Essa característica é simples, porém muito importante. Caso tenha uma família grande e precise fazer receitas maiores, é possível encontrar copos com capacidade para até 20 xícaras. Mas se não for esse o seu caso, um copo de até 7 xícaras é o suficiente e pode ter certeza que você não vai ficar na mão!

Padrão x Sofisticado

Os multiprocessadores mais simples costumam vir com lâminas básicas, que oferecem cortes finos e grossos. Já os mais sofisticados geralmente oferecem mais opções nesse sentido, com trituradores e lâminas com cortes diferentes. Além disso, o design também conta nessas horas, pois os mais simples são feitos de plástico resistente, enquanto os mais sofisticados podem ser de vidro e com mais opções de cores.

Controle de velocidade

O padrão dos multiprocessadores é de uma velocidade normal e outra de pulsar. Existem outros produtos que oferecem mais opções, como velocidades média e baixa, o que ajuda na hora de processar os alimentos, pois você pode encontrar o corte ideal com mais precisão.

Tubo de alimentação

Esse tubo é aquele que fica para fora, acima do copo. É por ele que você vai colocar os alimentos enquanto o multiprocessador estiver ligado. O diferencial do tubo é o seu tamanho. Quanto maior for, principalmente o diâmetro do bocal, menos trabalho você terá com os alimentos que precisa cortar antes.

Acessórios

Alguns multiprocessadores oferecem, além do kit padrão, acessórios extras que completam o produto, como copo de liquidificador e diferentes tipos de trituradores e lâminas. Portanto, o ideal é que você avalie a necessidade desse algo a mais e veja se irá ou não fazer diferença.