text.skipToContent text.skipToNavigation
m_comochurras_img_01.jpg

Como fazer churrasco

Não existe hora ruim para assar uma carninha, não é verdade? Basta um aniversário, um feriado prolongado ou um simples encontro com os amigos para pensar na ideia. Mas se você é daquelas pessoas que só come e agora terá que ser o churrasqueiro, que tal algumas dicas de como fazer churrasco?

Escolha as carnes

O principal e mais popular corte de carne é a picanha. Apesar de ter um preço um pouco maior que as outras carnes, o sabor dela é inconfundível. Tem gente que prefere assar a peça inteira, mas tem aqueles que preferem em bifes mais grossos, que são mais fáceis para saber o ponto. A alcatra e o contrafilé são carnes ideais para fazer em bifes também. Já peças como fraldinha e maminha são perfeitas para fazer a peça toda. Portanto, se você for iniciante nessa arte e não sabe como fazer churrasco, prefira as carnes que podem ser assadas em bifes. Não se esqueça da linguiça. Se preferir, faça um queijinho coalho também! Ah, calcule uma média de 350 g de carne para cada pessoa que participar do churrasco.

O ponto das carnes

Mal passado ou bem passado? Se esse é um dilema, saiba que o segredo está ao apalpar a carne. Basicamente, quanto mais consistente a carne estiver e menos líquido estiver soltando, mais bem passada ela vai estar. Se continuar em dúvida, retire uma das carnes da churrasqueira e faça um corte no meio dela para saber como está o ponto. Para quem está começando, é a forma mais certeira de saber se está legal ou não!

Faça os acompanhamentos

Os acompanhamentos ideais para um churrasco são vinagrete, farofa, maionese de legumes e arroz. Para o vinagrete, você pode usar apenas tomate, cebola, salsinha e vinagre (alguns trocam por limão). Não se esqueça do sal também. A farofa pode ser comprada pronta mesmo, aquelas temperadinhas. Para a maionese, corte a cenoura, a vagem e a batata. Coloque a salsinha e o sal. Finalize com a maionese, misture e deixe na geladeira. Ah! Não se esqueça do pãozinho.

Ascendendo a churrasqueira

Compre um saco de carvão e um álcool especial para churrasco, que tem um poder de fogo maior. Primeiro, coloque bastante desse álcool em uns dois pedacinhos de pão velho. Em seguida, coloque o carvão em cima dos pães e ascenda um pedaço de papel. Encontre os pedaços de pão e, com a ajuda do papel em chamas, ascenda a churrasqueira. Espere uns 5 minutos e comece a abanar com alguma coisa para a brasa pegar no carvão. Em 10 minutos, sua churrasqueira estará prontinha.

Na hora de assar

É bom ter um kit churrasco quando for assar. Ele é ideal para quem está aprendendo como fazer churrasco. Geralmente vem com um garfo grande, uma faca e um pegador de carnes. Alguns mais simples são apenas de metal, outros mais sofisticados têm o acabamento em madeira. Mas aí vai da sua preferência. Esses kits vêm com tudo o que um churrasqueiro vai precisar para assar e cortar as carnes.

Na hora de servir

Você vai precisar de uma tábua, preferencialmente de madeira, mas se for de plástico não tem problema. Pegue um refratário grande, geralmente de alumínio, para colocar as carnes prontas dentro. Corte as carnes e as linguiças em pedacinhos, mas deixe algumas inteiras para quem quiser comer com pão. Pronto! Agora você já sabe como fazer churrasco. Fácil, não?