text.skipToContent text.skipToNavigation
m_fry.jpg

Como usar a fritadeira elétrica nas suas receitas

A fritadeira elétrica, também conhecida como Air Fryer, surgiu com a intenção de facilitar a vida de quem procura uma maneira de se alimentar de forma mais prática e saudável, mas quer continuar se deliciando com o sabor dos alimentos fritos. Pode parecer até mentira, mas ela é capaz de fritar sem óleo. Ou seja, você não precisa abrir mão de batatas fritas, churros, coxinhas e tantas outras comidas gostosas.

 

Descubra como e confira as nossas dicas! 

 

Fritar sem óleo? Sim, é possível!

O funcionamento de uma fritadeira elétrica pode mudar um pouco de um modelo para outro, mas é muito parecido entre todos eles. Geralmente esses eletrodomésticos possuem uma resistência, que é responsável por aquecer e direcionar o calor, e uma hélice, que faz com que o ar quente gire e frite o alimento, como faz um forno elétrico. Porém, nas fritadeiras, o ar quente é distribuído internamente de maneira uniforme pela ventoinha.

 

Então, diferentemente do processo que ocorre nos fornos, a comida recebe um choque de calor que garante um preparo mais regular.

Seu uso é bastante prático, basta abrir a bandeja e colocar o alimento que deseja fritar sem óleo. Ela usará a própria gordura do alimento para realizar a fritura. Porém, se você quiser, poderá usar meia colher de azeite em suas receitas para ter uma crocância maior. Alguns fabricantes recomendam que você ligue o aparelho alguns minutos antes para pré-aquecimento, então é sempre bom dar uma olhada no manual de instruções. Uma opção bacana que praticamente todos os modelos oferecem é o “timer”. Com ele, é possível regular o tempo ideal para cada preparo. Assim, você não precisa ficar olhando a comida o tempo todo e pode fazer as suas atividades normalmente. Quando quiser ver como o alimento está ficando, é só parar um pouco o processo e dar uma olhada. E, como tudo é feito sem ou com pouco óleo, o resultado é uma comida mais saudável e uma cozinha sem cheiro, fumaça e gordura.