text.skipToContent text.skipToNavigation
m_facas_img_01.jpg

Conheça os tipos de facas e saiba como usá-las

Se você gosta de se aventurar na cozinha, saber quais os tipos de facas são indicados para cada corte pode facilitar muito sua vida. Algumas delas servem para um monte de coisas, como cortar frios e carnes, legumes e frutas e até mesmo pães, torradas e bolos. Para aproveitar realmente o que cada modelo desses utensílios de cozinha oferece de ideal, é preciso conhecer pelo menos os tipos mais básicos. Confira!

 

Faca do chefe

Com tamanho entre 15 e 30 cm, ela também pode ser chamada de “famosa faca de cozinha”. Tudo porque é praticamente multiuso. Serve para carnes, frutas, legumes e, por ter a ponta um pouquinho curvada, desliza pela tábua enquanto você corta o alimento. Se tiver que escolher somente uma que sirva para muitas coisas, compre uma faca do chefe.

 

Faca para legumes

Descascar vegetais, limpar peixes pequenos e alguns frutos do mar, como camarão, são coisas que ficam mais fáceis com a faca para legumes. Ela é pequena e também bastante útil na cozinha.

 

Faca serrilhada

Sem a necessidade de afiação, as facas serrilhadas, mais conhecidas como “facas de pão”, duram bastante tempo. O formato dela serve para cortar, além de pão, torradas e também algumas frutas grandes e legumes. Existe a versão menor da faca serrilhada, muito usada para cortar frutas e legumes, principalmente os que a lâmina lisa tem mais dificuldade em entrar, como abacaxi e jaca.

 

Cutelo

Esse tipo de faca é encontrado em dois modelos, o europeu - que serve para cortar ossos e funciona como um pequeno machado, e o chinês. O chinês é bastante útil e versátil. Serve para muitos tipos de cortes, especialmente os mais precisos, pois fatia legumes, frutas e ervas com mais facilidade que as outras facas.

 

Faca para desossar e filetear

Separar a carne dos ossos fica muito mais fácil com essa faca. Além disso, ela também serve para cortar peixes e frangos. Por serem mais curvadas, dão mais controle para a direção e precisão dos cortes.

  

Faca para sushi e sashimi

Entre os tipos de facas, a faca para sushi ou sashimi é geralmente usada para cortar peixes. De origem japonesa e também conhecida por santoku, possui muitas funções. Inclusive, a palavra santoku significa “três usos”, ótimo para explicar o cortar, picar e fatiar que esse tipo desempenha muito bem.

 

Facas para queijos

Existem alguns tipos de facas usadas exclusivamente para o corte de queijos. Por isso, é legal ter ao menos um pequeno jogo com as 4 principais. Os modelos mais semelhantes a uma espátula devem ser usados para cortar os queijos mais cremosos e macios, como brie e camembert. Já as com serrilhas e firmes podem ser usadas para os que são um pouco mais duros, como o parmesão e o curado (mineiro).

 

Mezzaluna

Ideal para cortar ervas, pizzas, chocolate e tortas, tem esse nome por se parecer com uma meia-lua. Existem modelos com duas lâminas, geralmente uma maior que a outra, fixadas por um cabo ou dois, um em cada extremidade.

Acessórios para afiar suas facas

Chaira

A chaira é indicada para ser usada em facas todos os dias. Afinal, se você não quer perder o corte e nem retirar nenhum material da lâmina, ela acerta o corte ao endireitá-la.

Pedra para afiar

Diferentemente da chaira, a pedra para afiar desgasta o material da lâmina, para que a faca fique com corte bom novamente. Geralmente a pedra tem duas lixas (um lado mais grosso que o outro) e seu uso deve acontecer somente quando a chaira não resolver mais.