text.skipToContent text.skipToNavigation
cozinha-simples-mobile.jpg

Cozinha simples: itens práticos que não podem faltar

Entre todas as tarefas que temos que fazer em casa, cozinhar pode ser a atividade mais prazerosa. Quando nós mesmos preparamos nosso alimento, ele fica do nosso jeito, com um tempero único. É possível fazer experimentações, tentar misturas, variar. Além disso, a comida feita em casa é mais saudável e fresca, o que a torna mais nutritiva, mesmo em uma cozinha simples.

Se você já gosta de cozinhar, vai adorar as nossas dicas de utensílios que não podem faltar no momento da preparação daquele almocinho ou jantar especial. E, se ainda não despertou para o universo das aventuras culinárias, com certeza com estas dicas vai ver que cozinhar pode ser bem mais simples do que imagina!

Proteja as mãos

Esse é um ponto importante quando se trata de cozinha. As mãos devem ficar sempre protegidas, pois têm a pele sensível e podem se machucar facilmente.

Use luvas plásticas para lavar a louça, evitando o contato direto da pele e das unhas com o detergente. Para retirar algo do forno, sempre vista luvas de silicone, que evitam queimaduras. Já os protetores de dedos evitam acidentes durante o corte de alimentos. Para mexer alimentos nas panelas, utilize colheres de bambu, madeira ou de silicone.

Para fatiar e ralar alimentos

Ter uma tábua à mão é fundamental para dar início a qualquer sessão de culinária. Você pode escolher uma tábua de madeira, plástico ou vidro; o importante é mantê-la sempre lavada, para que não contamine os alimentos na próxima vez em que for usada. Uma boa faca ajuda muito a cortar os legumes de uma maneira uniforme, o que torna o resultado final muito mais bonito e fácil. Na hora de tirar a casca de frutas e legumes, os descascadores portáteis são excelentes.

Para uma quantidade menor de legumes, use um cortador de alimentos de mão, que geralmente tem 2 opções de lâminas. Caso tenha que fatiar muitos legumes diferentes de uma só vez, é prático utilizar um processador de alimentos. Eles estão disponíveis em muitas versões, muitas delas multiuso, contendo até liquidificador e secador de folhas e verduras. Há ainda versões compactas, boas para cozinhas menores, que cumprem o papel de fatiar os alimentos com precisão e rapidez.

Para cortar temperos frescos, existem tesouras especiais com múltiplas lâminas que deixam a cebolinha, salsinha e outras ervas bem picadinhas. Já os raladores de queijo são muito úteis para que, em instantes, você e sua família tenham o complemento mais fresco possível para aquela massa de domingo.

Fritura oleosa nunca mais

Há diversas opções de fritadeiras air fryer à disposição de quem não abre mão de uma saborosa fritura, mas não quer deixar a saúde de lado. Essas fritadeiras não exigem uso de óleo e, assim, além de serem boas para o coração, colaboram para a limpeza, pois evitam a sujeira causada pelo uso do óleo.

Procure escolher uma opção que atenda às suas necessidades, comparando os modelos e levando em consideração o tipo de alimento que cada uma permite fritar, as funções disponíveis, o modo de usar e até mesmo o design, para que a peça contribua para deixar sua cozinha simples ainda mais bonita e estilosa.