text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Descubra as melhores panelas para cozinhar

Na hora de cozinhar, assar ou fritar, usar as melhores panelas para cada preparo pode mudar até o sabor da comida. Além disso, saber preparar muitas receitas para toda a família e ainda ter a panela correta dá até um charme. Já experimentou cozinhar aquela moqueca e logo após o preparo, servir tudo diretamente de uma linda panela de barro? Conheça os diversos modelos e suas principais indicações para escolher seu conjunto de panelas e prepare pratos maravilhosos. Todos ficarão impressionados!

 

Panelas antiaderentes

 

Por serem bem práticas, são as mais comuns nas cozinhas brasileiras. Tudo porque, com a camada de antiaderente no fundo, pode ser que a maioria das comidas feitas não grude, mesmo com pouco óleo ou azeite. Aliás, dá para cozinhar quase sem gordura nenhuma com uma panela dessas, o que torna os alimentos mais saudáveis.

 

Cuidar da panela antiaderente também é fácil. Antes de usá-la pela primeira vez, para que dure mais, basta besuntar um pouco de óleo e levá-la ao fogo por alguns minutinhos. Para limpar, basta esfregar o lado mais macio da esponja ou só usar alguma que seja especial para esse tipo de panela. Não use palha de aço para que o antiaderente não solte. Após muito tempo de uso ou mesmo pelo uso da palha de aço ou esponjas mais ásperas, essas panelas tendem a soltar a camada de antiaderente. Esse é um sinal de que você precisa trocar suas panelas.

 

Panelas de aço inox

Bom para esquentar rapidamente os alimentos, o inox é um material conhecido por ser um ótimo condutor de calor e por não liberar substâncias prejudiciais à saúde, sendo mais saudável. Além de ser bem resistente, ele não altera o sabor da comida. A maioria dos modelos possui fundo triplo que distribui melhor o calor dentro da panela. Por isso, são indicadas para as pessoas que têm mais experiência na cozinha. Além disso, um dos principais benefícios dessas panelas é a maior durabilidade delas. Uma dica para deixá-las novinhas é usar buchas especiais na hora de limpar. 

Panelas de alumínio

Refogar alguns legumes, esquentar alimentos práticos e fazer comidas mais simples é perfeitamente possível em um jogo de panelas de alumínio. São ótimas para frituras. Outra dica é não usar esponjas de aço na hora de limpar para preservar o alumínio.

Panelas de vidro

Quer preservar a maior quantidade de nutrientes e vitaminas dos alimentos preparados por você? Então, entre todos os tipos de panela, o seu ideal é o de vidro. Além de cozinharem tudo rapidamente, as panelas de vidro não liberam nenhum tipo de substância nos alimentos e não oferecem riscos à saúde. Basta tomar cuidado para que elas não caiam ou trinquem, o que pode acontecer se você tirá-las do fogo e colocá-las diretamente em uma pedra fria, como a pia.

Panelas de barro

 

Sucesso no preparo de moquecas, sopas, carnes de feijoada e qualquer outro tipo de comida que tenha bastante caldo, as panelas de barro são úteis e ótimos objetos de decoração. Como falamos no começo, nesse caso, é muito charmoso servir a comida na própria panela.

Ela não é das mais fáceis de limpar e conservar, pois é necessário impermeabilizar o barro com azeite (duas colheres de sopa para besuntar o fundo e lados) antes de usá-la pela primeira vez. Tudo bem, pois não é uma panela para ser usada no dia a dia, já que o cozimento dela é mais lento.

 

Panela de cerâmica

 

As panelas de cerâmica duram bastante, são fáceis de limpar e geralmente não deixam a comida grudar. Em alguns casos, basta lavá-la com água e detergente, sem o uso de esponjas que a sujeira já solta. Além disso, seguram o calor por bastante tempo. Se entre todos os tipos de panela você escolher um jogo de cerâmica, só tenha cuidado para não lascar nem um pedacinho. Uma boa dica é usar sempre colheres de bambu ou silicone.

 

Panela de ferro

 

Panelas com charme de fazenda? As de ferro se encaixam nessa categoria. Além de conservarem a temperatura (tanto as esmaltadas quanto as comuns), distribuem o calor de um jeito uniforme. As que não são esmaltadas ainda ajudam a aumentar o ferro nos alimentos. É ideal para quem quer combater a anemia, por exemplo.

 

Elas precisam ser guardadas muito bem secas para não enferrujar. A dica é untar com um pouco de óleo para guardar. E são mais indicadas para alimentos que demoram muito para cozinhar porque mantêm o calor constante. Prefira as que têm cabo reforçado e lembre-se de usar sempre algo para proteger as mãos na hora de segurar sua panela.